Cotidiano

Construção da discórdia

Descalço e com suor na testa ele caminha pasto abaixo com a agilidade carregando toda sua experiência de vida na ‘roça’. Quem conversa com José Germânio, de 78 anos, logo simpatiza com a simplicidade de quem mora no sítio e adora o que faz.

Como José e a esposa Terezinha, a comunidade Barro Preto, na área rural de Cascavel é para alguns privilegiados que desfrutam de natureza abundante morando praticamente no sítio em meio à cidade. Mas essa harmonia toda está ameaçada nos últimos dias por causa de algumas ações da Companhia de Saneamento do Paraná  (Sanepar).

A estação de tratamento da Sanepar fica nos fundos da propriedade onde reside o José. No Rio das Antas que divide as duas propriedades é onde a água, depois de tratada é despejada para que retorne à natureza. Mas longe de se incomodar com o esgoto, a preocupação de José e da vizinhança está concentrada em uma construção de concreto com aproximadamente 1,5 metros de altura, feita pela Sanepar, que atravessa o rio de uma margem na outra formando uma espécie de barreira e elevando o nível da água rio acima, conforme conta José.  “O esgoto não me incomoda o problema é que tá alagando tudo do lado de cá. Faz 32 anos que eu moro aqui e vi o rio entrar no pasto poucas vezes, mas depois desta construção, só em fevereiro já alagou quatro vezes”, desabafa.

 

Invasão de água

Quem caminha por ali percebe que o rio invadiu o pasto pelo menos uns 50 metros para dentro, pois a terra e o lixo trazidos pela água estão por toda a parte. E cada vez que sobe o rio seu José e os vizinhos têm um pouco mais de trabalho. “Começa a chover eu já fico preocupado, pois temos que vir aqui tirar o gado e levar para outro lugar. Sem contar que toda essa água e essa lama estão matando a grama e plantas na margem”, diz.

 

Resposta

De acordo com a Sanepar a construção não foi planejada com intenção de barrar o rio. Em resposta ao jornal Hoje News, a Sanepar divulgou a seguinte nota: “Em razão da reclamação de moradores da comunidade Barro Preto, a Sanepar informa que não executou nenhuma barragem do Rio das Antas. Apenas foi realizada uma proteção na tubulação de lançamento do efluente tratado no Rio das Antas. A Sanepar informa ainda que a equipe de engenharia irá efetuar uma avaliação técnica, monitoramento e as adequações que forem necessárias.”

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif