Cotidiano

Consórcio aciona Justiça para retomar atividades

Na semana passada, a empresa apresentou uma proposta que reajusta em 44% o valor das indenizações aos proprietários, além de benefícios

Capanema – Desde o retorno das obras da Usina Baixo Iguaçu, em agosto do ano passado, após o embargo da construção da hidrelétrica expedido pelo TRF – 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região de Porto Alegre/RS) ter suspendido a obra por um ano e meio, o Consórcio Empreendedor e os agricultores atingidos pela construção do reservatório tentam solucionar o impasse das indenizações e também da compra da área para assentamento das famílias que terão suas terras alagadas.

Na semana passada, a empresa apresentou uma proposta que reajusta em 44% o valor das indenizações aos proprietários, além de benefícios. Os arrendatários também seriam contemplados, porém, sem a correção. No entanto, na terça-feira (18) os atingidos recusaram a proposta em assembleia, e permanecem acampados na entrada do canteiro de obras da usina, impedindo que funcionários entrem no local. É a segunda vez em menos de dois meses que os agricultores invadem a obra.

Em nota, o consórcio Baixo Iguaçu informou que teve paralisados os trabalhos por iniciativa de um grupo de pessoas identificadas como membros do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens). A empresa busca, no momento, garantir a segurança dos trabalhadores da obra e informa que já acionou a Justiça para assegurar o seu direito de retomada dos trabalhos, em segurança e ordem, e aguarda manifestação judicial sobre o pedido de interdito proibitório que dará condições de seguir com as atividades. “Um grupo de cerca de 60 pessoas postou-se em frente ao portão principal de acesso ao canteiro de obras, exigindo a paralisação imediata dos trabalhos sob ameaça de invasão da propriedade. Alguns integrantes do grupo, não identificados, tentaram arrombar o cadeado e derrubar o portão. Em seguida, estacionaram um caminhão em frente aos portões”, diz a nota. Já, o MAB diz que a ocupação reuniu 350 pessoas e foi pacífica. 

A Usina informa, ainda, que registrou junto ao 21º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, no município de Francisco Beltrão, a ocorrência de ameaça e tentativa de vandalismo na madrugada desta quarta-feira (19), quando dois homens encapuzados e armados renderam três colaboradores da empresa e tentaram soltar a balsa que faz a travessia do rio Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques, para deixa-la à deriva. Após a tentativa frustrada, os dois homens fizeram ameaça às vidas dos funcionários e evadiram-se do local.

Diante do ocorrido, a Usina Baixo Iguaçu solicitou proteção policial para seus colaboradores e patrimônio, visando a segurança de todos e a minimização dos prejuízos decorrentes da paralisação das obras.