Cotidiano

Considerado 'Gisele de calças', David Gandy sobre boa forma e elegância

gandy.jpgRIO – Uma sunga branca pode mudar a vida de um homem. O top britânico David Gandy, pelo menos, virou célebre após aparecer com a infame tanga na campanha do perfume Light Blue, da Dolce & Gabbana. A peça, realmente, não é unanimidade fashion. Mas Gandy é. Para a indústria, ele é rico, sexy e um dos supermodelos da atualidade. Para os simples mortais, é a tradução da elegância inglesa. O terno de três peças é praticamente seu uniforme, uma espécie de segunda pele.

? Sinto-me mais confortável assim. Sou muito sortudo por ter tantos ternos feitos pelos melhores alfaiates do mundo. Os meus favoritos são os ingleses Thom Sweeney e Henry Poole ? conta o top, de 36 anos.

Gandy posou para este ensaio de capa em Londres, logo após o fim da edição de inverno 2017 da semana de moda local, em fevereiro. A ideia era mostrar seu lado mais descontraído, uma versão à la carioca de seu senso de estilo.

GISELE DE CALÇAS

David Gandy tem opinião forte. Conta que nunca lê ficções (prefere livros factuais) e que não tem planos de torna-se ator ? ele, inclusive, recusou o papel de Christian Grey na adaptação cinematográfica do romance ?Cinquenta tons de cinza?. É direto ao dizer que ?infelizmente não existe um grande segredo ou truque? para manter a forma.

? Apenas muito suor e esforço. Horas na academia ? minimiza o inglês, que deu o pontapé na carreira depois de vencer uma competição num programa de televisão. ? Ser veterinário era o meu sonho. Mas tive que mudar de ideia, pois não conseguiria tirar as notas necessárias para entrar no curso. david gandy

No mundo da moda, Gandy deslanchou de vez ao cair nas graças dos estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana. Fotografou inúmeras campanhas para a Dolce & Gabbana, ganhando até mesmo um livro da grife, publicado pela Rizzoli. Trabalhou também para as marcas Massimo Dutti e Lucky Brand. Um outro ponto alto foi a festa de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Ele foi o único modelo masculino a representar a moda britânica ? o time incluía Kate Moss, Naomi Campbell, Stella Tennant e Karen Elson. No Brasil, foi garoto-propaganda do inverno 2011 da grife Sergio K., do empresário Sergio Kamalakian. Os cliques foram feitos pelo controverso Terry Richardson.

? Gandy tem um rosto maduro e com marcas de expressão. O público se identifica com ele. É extremamente gentil. Tem a disposição de um novato. É o melhor modelo com quem trabalhei. Ele é a Gisele Bündchen do mercado masculino. Gandy é sensacional. Tem força no nosso país. Fez bastante sucesso ? aponta Sergio.

PAIXÃO POR CARROS

David Gandy fica mesmo empolgado, quase como um atleta, ao comentar sua performance como designer: ele cria uma linha de roupas (tem cuecas também) em parceria com a rede britânica Marks & Spencer.

? As ideias e o conceito são meus. Supervisiono cada detalhe: tecidos, fechos e botões, assim como as publicidades ? explica o top, também embaixador da fashion week da capital inglesa dedicada aos homens. ? Sempre tenho trabalho. mas aproveito o meu tempo livre para conversar com meus amigos e família, além de curtir carros de corrida.

gandy 2De fato, Gandy tem uma queda por carros ? quem acompanha o seu Instagram (@davidgandy_official) sabe. Ele não fala em números exatos, só entrega que existem, sim, alguns em sua garagem:

? Um mix de clássicos com modernos. O último veículo que restaurei foi um Porsche 356, de 1964 ? conta o modelo, que volta ao assunto ?estilo pessoal?. Parece mesmo ser irresistível para ele. ? Pego inspirações dos grandes nomes de Hollywood, mas também da história e de diferentes eras. Mas não tenho um ícone em particular ? explica.

Numa tentativa de definir o estilo britânico, ele afirma que os seus conterrâneos não são assim tão requintados:

? A Grã-Bretanha ainda é conhecida por produzir gentlemen, mas acho que perdeu muito de sua elegância e individualidade.

Será mesmo, Gandy?

A moda descontraída de David Gandy