Cotidiano

Conservação de solo em debate na Areac

Ao participar do Bate-Papo Agronômico, iniciativa da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), o engenheiro agrônomo e secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Pato Branco, Clodomir Ascari, destacou a importância do agricultor apostar na conservação de solo com o propósito de elevar os índices de produtividade, e de quebra, aumentando o tempo útil das estradas rurais. “Precisamos adotar uma política de conscientização sobre a função que a conservação de solo ocupa nas propriedades”, salientou ele, que foi recepcionado pela diretoria da associação, presidida pelo engenheiro agrônomo Francisco Justo Júnior.

Clodomir Ascari iniciou sua explanação contando um pouco de sua trajetória profissional em Pato Branco e como tem conduzido os trabalhos na Secretaria de Agricultura daquela cidade. No período da tarde, ele participou da reunião do Comder (Conselho de Desenvolvimento Rural), que tem na presidência o engenheiro agrônomo e membro da diretoria da Areac, Daniel Gafalassi. Segundo ele, os investimentos feitos nas estradas rurais de Pato Branco provocaram um efeito de combate ao êxodo rural, com filhos de agricultores deixando a cidade e voltando a morar perto dos pais. Ao todo, são 34 comunidades rurais em Pato Branco.

Ao fim do Bate-Papo Agronômico, a Areac, na figura do presidente Francisco Justo Júnior, entregou uma homenagem pelo trabalho desenvolvido por Clodomir Ascari em prol da agricultura.