Cotidiano

Conselho fiscal propõe o fechamento da Asservel

Futuro da Associação está ameaçado diante das dívidas acumuladas em quatro anos

Cascavel – O futuro da Asservel (Associação dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel) está ameaçado diante de dívidas acumuladas no período de quatro anos e que passam de R$ 5 milhões.

A quantia é revelada pelo presidente do conselho fiscal, Leonir Cruz, que defende o fechamento da Associação diante da falta de transparência na gestão.

“Nós alertamos sobre os prejuízos no início do mandato e nenhuma atitude foi tomada pela diretoria executiva e pelo atual presidente”, afirmou.

Segundo Leonir, embora a Asservel hoje tenha retorno com cobrança de estacionamentos e eventos no salão social, não há receita em caixa.

“Não sobra dinheiro nem para suprir a folha de pagamento do quadro de funcionários. A dúvida que fica é para onde está indo o dinheiro”, questiona Cruz.

As dívidas que a Asservel acumula resultam de pendências com convênios médicos e de medicamentos, rede de supermercados, postos de combustíveis e lojas.

“Os servidores tiveram o desconto em folha de pagamento e a prefeitura fez o repasse à Asservel, mas não houve o acerto com conveniados”, explica o presidente do conselho fiscal.

Ele comenta que faltam justificativas de despesas pela presidência. “Falam em ações trabalhistas e que a redução da porcentagem de desconto na folha dos servidores prejudicou, mas isso não justifica dívidas e até agora não houve nenhuma prestação de contas”.

O presidente do conselho fiscal acrescenta que o caminho é devolver a sede da Asservel ao município para que outros serviços sejam oferecidos à população. “Todos os associados deveriam migrar para o Sismuvel, que trabalha com convênios de maneira organizada e tem taxas mais acessíveis”, ressalta Cruz.

Recuperação

O presidente eleito para a próxima gestão, Jair Gencio Paes, assumirá o cargo no dia 2 de janeiro e afirma que apesar de não ter conhecimento sobre o valor real da dívida, trabalhará para que essa situação seja revertida.

“A diretoria fiscal fará um levantamento e no prazo máximo de 60 dias, vamos convocar assembleia e dar satisfação a todos”, disse Jair. Apesar das dificuldades, ele considera que o fechamento da Associação não é a melhor saída. “Essa hipótese não é válida e vamos trabalhar para que os convênios sejam retomados”. Atualmente 1.080 funcionários municipais fazem parte da Associação.

O atual presidente da Asservel, Paulo Pereira, foi procurado pela reportagem do Hoje para se pronunciar sobre essa situação, porém não houve retorno.