Cotidiano

Conselho de Trânsito realiza debate projeto de lei sobre mototáxi

Uma lei de 2005 foi revogada por não atender a preceitos federais

Toledo – O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte fará nesta terça-feira (20), às 18h, a apresentação do projeto de lei para regularizar o transporte de passageiros em motocicletas, o mototáxi.

A ação irá ocorrer na sala de reuniões da prefeitura e a nova regulamentação vai estabelecer as diretrizes sobre esse serviço. A lei atual é de 2005 e foi revogada por não atender aos quesitos em âmbito federal.

A partir dessa reunião, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito juntamente com o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte vai encaminhar o projeto para a Câmara de Vereadores.

“Queremos entregar o mais brevemente possível esse texto para os vereadores”, explica o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Leoclides Bisognin.

A expectativa é que com a nova lei ocorram mudanças positivas para a categoria.

“Todos os condutores serão identificados assim como as suas respectivas motocicletas. Os mototaxistas vão receber treinamento e terão equipamentos e roupas adequadas e uma licença do município para exercer a profissão de forma legalizada. Tudo padronizado”, afirma Bisognin.

De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Fabiano Faria, essa mudança trará valorização para a categoria e segurança para quem é transportado.

“Os próprios mototaxistas desejam sair da clandestinidade e com essa regularização serão aproximadamente cem profissionais em Toledo que terão apoio da Guarda Municipal e de outros órgãos para melhor atuar na profissão”, informa Fabiano.

O texto da nova lei foi discutido com os órgãos municipais e a categoria.