Cotidiano

Conselho de Sanidade de Matelândia é modelo

Matelândia – O apoio à instituição e ao fortalecimento dos Conselhos de Sanidade Agropecuária no Estado do Paraná tem tomado um novo rumo. Por meio de um programa, que conta com a participação do Sistema Faep/Senar-PR, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, os conselhos estão sendo trabalhados de maneira mais efetiva.

Outro ponto positivo é o envolvimento do Programa Oeste em Desenvolvimento, que, por meio de um projeto relativamente simples, visa manter os conselhos em funcionamento via legislação municipal, prevendo inclusive a obrigação de criação e manutenção deles. Neste ponto chave, Matelândia destaca-se na região por já ter dado esse importante passo que, segundo o prefeito Rineu Menoncin, “beneficia a todos, tendo em vista que temos como base da nossa economia a agricultura e a atuação desses conselhos nos dá de certa forma uma certificação de qualidade perante todo o mercado interno e externo”.

Matelândia foi o primeiro município no oeste do Paraná a ter seu Conselho de Sanidade Agropecuária criado por lei municipal. O texto aprovado pelos vereadores em 2013 possibilitou, além da criação, a manutenção do CSA. A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Matelândia desempenha um papel importante relevante no processo de atuação do Conselho. O secretário Gelson Lodi afirma que “essa parceria é fundamental para o crescimento do agronegócio, devemos trabalhar em conjunto, buscar novas soluções e tecnologias para proporcionarmos aos nossos produtores maiores condições de produção e melhores resultados”.