Cotidiano

Conselho de Desenvolvimento vai planejar o futuro da cidade

Objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, atendendo os interesses da sociedade

Cascavel – Um café da manhã para a imprensa na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), na terça-feira (27), marcou a apresentação oficial do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel, que irá planejar o futuro do Município.

Tendo como ponto de partida o projeto Cidades Inovadoras Cascavel 2030, o órgão vai atuar na prospecção de ações destinadas a buscar o desenvolvimento em diferentes áreas.

Apresentado pelo supervisor estratégico da Acic, Juliano Fuzinatto, o Conselho vai priorizar áreas de atuação, identificar oportunidades e potencialidades, mobilizar especialistas e cidadãos e comprometê-los com o futuro da cidade, a partir de cinco eixos estruturantes: educação, ação integrada e cidadã, empreendedorismo e inovação, sustentabilidade e tecnologia.

Alguns resultados práticos já foram alcançados, como a elaboração de uma visão global, abordagem de cinco eixos estruturantes, sete áreas prioritárias, sete visões temáticas, 16 vetores de transformação e 64 ações. Já foram realizados 36 painéis estratégicos com a participação de 121 especialistas. Em média, cada encontro contou com a participação de representantes de 15 entidades do respectivo setor em debate.

A missão do Conselho, conforme o presidente do G8 – grupo das oito principais entidades do setor produtivo de Cascavel – e da Acic, Alci Rotta Júnior, é “promover o desenvolvimento sustentável alinhando e integrando, democraticamente, os interesses da sociedade”.

Apoio do Executivo

O presidente do Sinduscon/Oeste e vice da Acic, Edson José de Vasconcelos, destacou o apoio do prefeito Edgar Bueno ao Conselho.

“Edgar Bueno entendeu o alcance dessa ferramenta e as contribuições que, a partir de reflexões e de ações de olho no médio e no longo prazos, trará ao futuro sustentável do Município”, resumiu, assinalando que os projetos abraçados deverão ser cumpridos por sucessivas gestões municipais.