Cotidiano

Conselho da Petrobras propõe nova diretoria, de estratégia e gestão

SÃO PAULO – O Conselho de Administração da Petrobras vai propor na assembleia geral a criação da diretoria de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão, aumentando de sete para oito o número de membros da Diretoria Executiva, informou a empresa no final da noite de quarta-feira.

O comunicado da Petrobras não indica quem poderá ser o novo diretor. Procurada pela Reuters, a estatal não comentou o assunto imediatamente.

“A nova diretoria terá como foco principal reforçar o planejamento estratégico da companhia, assim como auxiliar na definição dos planos de negócio e gestão”, disse a empresa em comunicado.

A Petrobras reiterou que está discutindo uma revisão de seu planejamento estratégico, o que deve ser concluído em até 120 dias.

Segundo a empresa, a nova diretoria também trabalhará para aprofundar os mecanismos de controle de gastos e acompanhamento dos projetos de investimentos, além de representar mais um passo nas modificações da governança corporativa da empresa, implementadas desde abril.

A criação da nova diretoria não alterará o montante global da remuneração dos administradores de R$ 28,7 milhões já aprovado em Assembleia Geral, afirmou a Petrobras.

A empresa anunciou ainda que também serão feitos ajustes no estatuto para adequar as regras às resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), como a definição dos requisitos mínimos e impedimentos para a nomeação de integrantes da alta administração. Entre as exigências está, por exemplo, a vedação a que candidatos ocupem cargos de direção na empresa tendo parente até o terceiro grau ocupando outro órgão estatutário.