Cotidiano

Conselho autoriza cessão ao HUOP

Reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada na noite de ontem na Câmara de Vereadores, autorizou a cessão de dez técnicos de enfermagem do município que garantem a abertura de dez dos 30 leitos da Ala G2 da enfermaria do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), a partir do dia 2 de abril. A cessão é temporária, válida por 90 dias.

Durante os próximos três meses, a reitoria da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), que é a gestora do hospital, precisa efetivar contratações de técnicos de enfermagem para que os atuais retornem ao município, conforme solicitado ainda na semana passada pelo Ministério Público.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rubens Griep, 18 técnicos estão em treinamento. Dez deles passam nos próximos dias ao HUOP e oito para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Tancredo Neves, que funciona de forma compartilhada com o Consamu (Conselho Intermunicipal Samu Oeste). Griep lembra que esta cessão é feita por meio de convênio entre município, Unioeste e o governo estadual.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Maria Oliveira, ainda não se sabe quanto esses profissionais irão custar ao poder público, porém, a conta será paga com dinheiro do Fundo Municipal de Saúde. Vale lembrar que serão necessárias horas extras de pelo menos dois técnicos de enfermagem para o funcionamento pleno da Ala G2 do hospital, medida que vai contra a determinação do prefeito Leonaldo Paranhos, que pretende reduzir os gastos desta natureza.

Carta e concurso público

O conselheiro Laerson Matias Vidal solicitou, durante a reunião, encaminhamento de uma carta aberta ao governo estadual (Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e também à Assembleia Legislativa identificando as principais demandas da saúde pública em Cascavel.

Conselheiros pediram ainda a abertura de concurso público logo após o processo eleitoral, para que haja a garantia de profissionais atuando no hospital de forma contínua.