Cotidiano

Conselheiro de Trump propõe acabar com monitoramento climático da Nasa

noaa.jpg

RIO ? O presidente eleito dos EUA Donald Trump pode erradicar o monitoramento climático realizado pela Nasa. A hipótese tem sido cogitada por conselheiros de sua equipe de transição e foi recebida por fortes críticas dos cientistas.

Aquecimento global

Um dos principais conselheiros de Trump, Bob Walker disse ao jornal britânico ?Guardian? que não há necessidade para que a Nasa realize um ?monitoramento ambiental politicamente correto?.

? Nós vemos a Nasa com um papel voltado à pesquisa especial ? justificou. ? As ciências da terra devem ser inseridas em outras agências.

A medida levaria à eliminação da pesquisa ligada a mudanças climáticas, como o aumento da temperatura global, a dinâmica das nuvens e a expansão ou redução das calotas polares. O orçamento previsto para estes estudos no ano que vem seria de US$ 2 bilhões. A exploração especial, por sua vez, receberia US$ 2,8 bilhões.

? Acredito que a pesquisa sobre o clima é necessária, mas tem sido fortemente politizada, o que minou muitos trabalhos que têm sido produzidos pelos cientistas ? criticou Walker. ? As decisões de Trump serão baseadas na ciência sólida, e não na politizada.

Trump, em diversas ocasiões, definiu o aquecimento global como uma ?ficção?, cujo único propósito seria inibir o crescimento econômico americano. Na última terça-feira, porém, o presidente eleito admitiu que haveria ?uma certa conexão? entre ações humanas e o clima. Diversos estudos mostram que há mais de 99% de chances de que as mudanças climáticas tenham sido aceleradas pela ação humana. Walker, no entanto, afirma que ?metade dos climatologistas? não acredita nesta relação.

Cientistas do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas, Kevin Trenberth afirmou que a eliminação dos levantamentos climáticos da Nasa seriam um ?enorme revés, senão uma devastação? para a comunidade científica.

? Esta medida nos colocaria de volta à ?idade das trevas?, quase na era anterior ao uso de satélites ? alertou ao ?Guardian?. ? Seria algo extremamente míope.