Cotidiano

Conselheira de Trump se complica após anunciar produtos de Ivanka

Trump The Latest-GVN342OVU.1.jpgWASHINGTON – Uma das assessoras mais próximas do presidente americano, Donald Trump, a conselheira Kellyanne Conway foi repreendida pela Casa Branca e por políticos do país após pedir que as pessoas comprassem produtos da linha de roupas de Ivanka Trump, filha do presidente. O caso pode gerar problemas de conflito de interesses. IVANKA/CONWAY

? Vão e comprem os produtos da Ivanka ? disse Conway à emissora FoxNews, em resposta à polêmica pela decisão de uma rede de lojas que decidiu não vender mais a linha de produtos da influente filha de Trump. ? É realmente uma linha linda. Eu mesma tenho várias peças. Vou fazer propaganda gratuita: vão hoje mesmo e comprem seus produtos, podem encontrá-los online.

A assessora – que foi chefe da campanha eleitoral de Trump – acrescentou que sair para fazer compras é algo que ela “detesta”, mas disse que sairia “para comprar algumas peças” da linha de produtos de Ivanka.

Ela foi logo repreendida, anunciou o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer. Advogados de ética afirmam que o caso viola diretamente as regras de conflito de interesses, já que anuncia um produto privado utilizando-se do poder dentro de um cargo do alto escalão do governo.

? Não vejo uma possível defesa. Ela fez isso na TV. Mostrou claramente que fazia propaganda ? disse o advogado Lawrence Noble, ex-conselheiro de ética no governo e na comissão eleitoral dos EUA.

No Congresso, democratas e republicanos se uniram em crítica à propaganda.

? Claramente fora do tom e inaceitável ? definiu Jason Chaffetz, republicano que chefia a Comissão de Superintendência da Câmara, prometendo uma investigação do caso.

O democrata Elijah Cummings, principal representante do partido na comissão, concordou:

? Apoio uma revisão desta violação clara das leis de ética governamental.

Conway não se pronunciou sobre o caso.

Nesta semana, a rede de lojas Nordstrom anunciou que não venderia mais os produtos da marca de Ivanka Trump por falta de volume suficiente de demanda, e o presidente reagiu ferozmente no Twitter.

“Minha filha Ivanka tem sido tratada injustamente pela @Nordstrom. Ela é uma ótima pessoa – sempre me colocando para fazer a coisa certa! Terrível!”, escreveu o presidente na quarta-feira.

Desde o início da campanha eleitoral o agora presidente se viu envolvido em inúmeras polêmicas por eventuais conflitos de interesse, já que é o rosto de um verdadeiro império de negócios.

Trump negou que sua atividade como presidente tenha sido manchada por esses conflitos em relação aos negócios de sua família, mas sua mensagem de quarta-feira e a propaganda gratuita de Conway nesta quinta são elementos que podem reacender a polêmica.