Política

Conseg recebe título de utilidade pública

Marechal Cândido Rondon – "As ações da administração municipal rondonense na área de segurança pública não são em benefício das forças policiais, unicamente, mas sim para benefício de toda a sociedade". A manifestação foi feita na manhã de ontem pelo prefeito Marcio Rauber durante a solenidade de assinatura da Lei 5.057/2018, que torna o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança Pública) Marechal Mais Segura como órgão de entidade pública.

A proposição da lei que torna o Conseg um órgão de utilidade pública foi do vereador Chico Sauer, aprovada por unanimidade. "Declarado como de utilidade pública, o Conseg poderá firmar convênios com entidades, possibilitando a arrecadação de recursos que ajudarão as forças policiais. Esse é um fato histórico no nosso município. Agradeço a grandeza da pessoa do prefeito Marcio Rauber em apoiar e ter a segurança pública como uma das prioridades em Marechal Rondon", destacou.

O secretário de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa, explicou a finalidade da ação: "Com essa nova condição, o Conseg já propôs, nesta quinta-feira, um convênio com o SAAE [serviço de água e esgoto]. Com o convênio firmado, pessoas físicas e jurídicas de Marechal Rondon poderão optar por uma contribuição direta na fatura da conta de água em prol do conselho. Pela arrecadação de recursos financeiros de uma forma legal e controlada poderemos auxiliar as forças policiais que precisam de ajuda em Marechal Rondon. É sabido que o dever de auxiliá-los é do governo do Estado, mas o Município tem uma grande responsabilidade com a população. Sendo assim, poderemos equipar melhor os policiais para que executem o trabalho necessário", pontuou o secretário.

Computador

Na ocasião, a administração municipal entregou um computador completo para o Corpo de Bombeiros. Adquirido com recursos próprios do Município, o equipamento será usado na sala de rádio para registro de ocorrências.

No fim do mês de março deste ano, a Polícia Militar de Marechal Rondon também recebeu um computador adquirido com recursos do Fundo Municipal de Trânsito, oriundo da porcentagem das multas realizadas pela PM, que ficam no próprio Município.

Conseg

No dia 5 de outubro de 2017 foi eleita a diretoria do Conseg Marechal Mais Segura. Já no dia 29 de novembro foi entregue a carta constitutiva do Conseg, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária e pela coordenação estadual dos conselhos comunitários de segurança, o que regularizou o Conseg perante o Estado do Paraná.