Saúde

Consciência em cuidar da pele deve começar ainda na infância

Neste período, inicia a estação mais quente, o que leva à maior exposição das pessoas aos fatores que podem provocar danos à pele

Consciência em cuidar da pele deve começar ainda na infância

O mês de dezembro recebe a cor laranja para lembrar da importância dos cuidados com a pele, principalmente para prevenir o câncer. Neste período, inicia a estação mais quente, o que leva à maior exposição das pessoas aos fatores que podem provocar danos à pele. O objetivo da campanha Dezembro Laranja é conscientizar e essa conscientização precisa começar ainda na infância.

Só para se ter uma ideia da importância do assunto, o Instituto Nacional do Câncer aponta que o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País. O câncer de pele melanoma, por sua vez, representa 3%. Nos dois tipos de tumor, há altos percentuais de cura, se houver detecção e tratamento precoces.

Médica do Ceonc Hospital do Câncer de Cascavel e integrante do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), Tariane Foiato explica que é muito importante a consciência sobre os cuidados com a pele já na infância para que, cada vez mais, tenhamos uma mudança cultural efetiva.

“O cuidado com os horários de exposição ao sol deve ser rigoroso. Dê preferência ao início da manhã e ao fim da tarde para atividades ao ar livre. A passagem do protetor solar de alto fator de proteção deve ser aliada ao bloqueio físico, com óculos escuros, chapéu e roupa com proteção UVA/UVB. Evitar as queimaduras solares, principalmente na infância, é uma medida que evita o aparecimento de neoplasias da pele mais agressivas”, pontua a médica Tariane Foiato.

Ainda segundo a oncologista, a exposição crônica, que leva à pigmentação da pele/pele bronzeada, é um fator de risco para os tumores mais comuns dessa região e tendem a surgir com o envelhecimento. “O conhecimento do corpo é também essencial para levar a uma consulta médica. O surgimento de qualquer alteração em manchas ou surgimento de uma nova lesão é fundamental”, alerta a médica do Ceonc.

 

 

Fique alerta a:

1) Manchas escuras com mais de um tom de pigmento;

2) Verrugas que crescem de forma rápida e que sangram;

3) Manchas irregulares com formatos estranhos;

4) Lesões de pele que expressam algum sintoma, como coceira ou ardor;

5) Locais como palma das mãos, sola dos pés e lábios devem também ser incluídos no autoexame.

 

Perfis de risco

Os fototipos claros tipo 1 e 2, ou seja, pessoas com pele e olhos claros que ficam vermelhos ao se expor ao sol ou que possuem sardas e aquelas que podem até ganhar uma “cor”, são as pessoas com maior predisposição a ter câncer de pele.

 

Tratamento

O tratamento para câncer de pele é basicamente cirúrgico, mas há casos em que podem ser utilizados tratamentos tópicos, crioterapia e radioterapia. Cada caso precisa ser avaliado por profissional, que indicará o melhor encaminhamento.