Esportes

Conmebol suspende rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022

Clubes europeus não são obrigados a liberar jogadores sul-americanos por conta da pandemia

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF
Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

A Conmebol e a Fifa suspenderam, neste sábado, as duas rodadas de março das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar. Por meio do Twitter, a entidade fez o anúncio:

O Conselho da CONMEBOL resolveu suspender a rodada dupla das Eliminatórias para o Catar 2022 prevista para março. A decisão obedece a impossibilidade de contar em tempo e forma com todos os jogadores sul-americanos.

Nos jogos, o Brasil iria enfrentar a Colômbia no dia 26, em Bogotá, e a Argentina no dia 30, no Recife. As entidades ainda não divulgaram novas datas, mas podem ficar para setembro e outubro.

A decisão vem por conta do recrudescimento da pandemia, já que os clubes europeus não seriam obrigados a liberar jogadores sul-americanos, que têm que cumprir quarentena ao voltar à Europa – o Brasil, assim como os demais países do continente, está na zona vermelha.

Alguns técnicos das principais equipes, como Liverpool e Manchester City, já haviam manifestado contrariedade à saída de seus atletas. Nessa sexta-feira, Pep Guardiola, treinador do City, sinalizou que não liberaria jogadores como Gabriel Jesus, Ederson e Aguero.