Esportes

Conmebol divulga calendário de jogos da Libertadores e da Sul-Americana de 2017

Os dois torneios continentais de clubes na América do Sul terão em 2017 a primeira experiência no novo formato de calendário. A Conmebol divulgou nesta quarta-feira as datas de todas as fases da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. A novidade, que já tinha sido anunciada, é a duração das duas competições por todo o ano, de janeiro a dezembro.

O calendário começa em 23 de janeiro, com a informalmente chamada Pré-Libertadores, que terá três fases até que se inicie a de grupos, com 32 clubes, divididos em oito grupos de quatro. Serão nesta data, uma segunda-feira, os jogos de ida da 1ª fase, que terá seis times, divididos em três duplas de mata-mata. As partidas de volta estão previstas para a mesma semana, o dia 27 de janeiro, uma sexta-feira.

Libertadores 2017

A 2ª fase da Libertadores, quando entram os dois primeiros representantes do Brasil – Botafogo e Atlético-PR – tem as seguintes datas: 31 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro, para os jogos de ida, e 7, 8 e 9 de fevereiro para os de volta. Na 3ª fase, que reunirá os classificados na etapa anterior, terá jogos de ida em 14, 15 e 16 de fevereiro e, de volta, uma semana depois, em 21, 22 e 23 do mesmo mês.

A fase de grupos da Libertadores – onde entram os demais times brasileiros (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio e Chapecoense) – será disputada em oito semanas. A primeira com jogos em 7, 8 e 9 de março; e a última, com rodada em 23, 24 e 25 de maio.

A partir das fases de mata-mata eliminatórias, o calendário vai ficando mais espaçado. Os jogos de ida das oitavas de final serão no início de julho (dias 4, 5 e 6), e os de volta, no início de agosto, praticamente um mês depois (dias 8, 9 e 10 de agosto). Em setembro serão as quartas de final, e em outubro, as semifinais. Os dois jogos da decisão estão marcados para novembro, nos dias 22 e 29. Haverá pouco tempo de comemoração para o campeão, que em dezembro já estará na disputa do Mundial de Clubes da Fifa.

SUL-AMERICANA

A fase inicial da Copa Sul-Americana será disputada em quatro semanas, num espaço de pouco mais de três meses. O primeiro jogo será em 28 de fevereiro, e o último da etapa, em 1º de junho. O modelo se repete na 2ª fase, que terá também quatro semanas de jogos, mas num período menor de tempo: do final de junho (27, 28 e 29) ao início de agosto (1º, 2 e 3).

As oitavas de final serão disputadas do final de agosto ao final de setembro, em três semanas. As quartas de final terão jogos de ida de 24 a 26 de outubro e de volta entre 31 de outubro e 2 de novembro. As semifinais serão nas duas últimas semanas de novembro. E os dois jogos da decisão do torneio estão marcados para 6 e 13 de dezembro.

SORTEIO NESTA QUARTA

A Conmebol sorteia na noite desta quarta-feirae, sua sede, em Assunção, no Paraguiai, os confrontos da Libertadores de 2017.