Esportes

Conmebol amplia Libertadores e Brasileiro terá G-6 ainda neste ano

A Conmebol confirmou na noite deste domingo, em uma reunião em Bogotá, na Colômbia, uma série de mudanças já previamente divulgadas na Copa Libertadores já a partir do ano que vem. Além do aumento de datas passando de 27 para 42 semanas de disputa do torneio, que começará em fevereiro e irá até novembro, o torneio passará a ter 44 times. Com o acréscimo de mais seis equipes, o Brasil foi um dos beneficiados. O país terá direito a mais duas vagas, passando de cinco para sete os classificados.

Imediatamente após a decisão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que, com as mudanças, o G-4 do Brasileiro deste ano se transformará em G-6. Ou seja, serão seis classificados através da Série A. O sétimo representante do torneio será o campeão da Copa do Brasil, cuja disputa está nas quartas de final.

?O Brasil terá mais duas vagas na Copa Libertadores da América. As duas novas vagas no Brasileirão. Confirmação veio na reunião de hoje, em Bogotá. Futebol Brasileiro fica com 7 vagas na Libertadores: 6 no Brasileirão e 1 na Copa do Brasil?, anunciou a CBF, através de sua conta no Twitter.

Para o futebol carioca, a mudança acabou sendo positiva. Com a alteração, o Fluminense, que brigava ponto a ponto com o Santos por uma vaga no G-4 hoje estaria classificado para a competição com o quinto lugar com 46 pontos. Sexto colocado com 42, o Atlético-PR também estaria garantido no torneio. Assim como os outros times que disputam o título da competição deste ano: Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG.

A mudança também dá esperanças que o Rio tenha um terceiro representante no torneio continental. Oitavo colocado com 41 pontos, o Botafogo hoje está apenas um atrás do Atlético-PR. Corinthians (41), Grêmio (40), Ponte Preta (39) e Chapecoense (38) também passaram a sonhar com uma vaga na competição.

INDEFINIÇÃO SOBRE FINAL

Embora tenha inchado, a Libertadores continuará tendo 32 times divididos em oito grupos de quatro. Com isso, haverá uma fase preliminar maior, que começará em fevereiro.

Além do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia também foram beneficiados com o acréscimo de mais uma equipe na competição a partir do ano que vem.

O novo formato também trará mudanças na Copa Sul-Americana, que passará a receber equipes eliminadas na primeira fase da Libertadores, num modelo semelhante ao que acontece com os terceiros colocados da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, que vão disputar a Liga Europa. A Copa Sul-Americana será disputada de junho a dezembro.

Sobre a final em jogo único, mudança que gerou mais polêmica, ainda há uma indefinição. Essa possibilidade está sendo estudada, mas não foi confirmada pela Conmebol.

A Libertadores, porém, ainda poderá sofrer alterações. Com o novo formato, os time mexicanos podem deixar de participar do torneio por causa das diferenças com o calendário do futebol local e da Liga dos Campeões da Concacaf. Assim, as três vagas do país poderiam ser distribuídas para outros países do continente.