Cotidiano

Conheça o Pixel, primeiro smartphone desenvolvido pelo Google

201610041327365659_RTS.jpg

RIO ? O Google tem forte presença no mercado de smartphones, com o popular sistema operacional Android e a linha Nexus, criada em parceria com outras fabricantes. Mas nesta terça-feira, a companhia deu o passo que faltava para entrar em concorrência direta com a rival Apple. Em evento em São Francisco, na Califórnia, a empresa apresentou o Pixel, primeiro aparelho totalmente desenvolvido pela gigante de Mountain View.

O Pixel é um aparelho topo de linha, concorrendo diretamente com os melhores telefones do mercado. Assim como o iPhone, a linha possui dois modelos distintos: o Pixel, com tela de 5 polegadas Full HD (1.920 x 1.080) e o Pixel XL, com tela de 5.5 polegadas e resolução Quad HD (2.560 x 1.440). Ambos possuem processador Qualcomm Snapdragon 821, com 4 GB de memória RAM, rodando o Android Nougat, a versão mais recente do sistema operacional.

A câmera traseira nos dois aparelhos é de 12,3 megapixels com abertura de lente f/2.0, e a frontal de 8 megapixels. A bateria no Pixel XL, com 3.450 mAh, é mais potente que a do Pixel, com 2.770 mAh, por causa do maior consumo de energia por causa da dimensão e resolução da tela. Aliás, a autonomia da bateria foi uma das preocupações dos engenheiros da empresa. Com um sistema de carregamento rápido, é possível carregar em apenas 15 minutos energia suficiente para 7 horas de uso.

O sensor de impressão digital fica na parte traseira, o que torna o uso mais cômodo que na parte frontal, e a entrada para cabos é do padrão USB Tipo C, na parte inferior. Os aparelhos já estão disponíveis para encomenda nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Alemanha e Reino Unido. O próximo mercado a receber o produto será a Índia.