Cotidiano

Conheça o perigoso agente químico VX, usado na morte de Kim Jong Nam

LONDRES ? A arma química banida VX é considerada por especialistas como a mais mortal de todos os compostos organofosforados existentes (composto orgânico tóxico usado também em inseticidas), sendo capaz de persistir por longos períodos no meio ambiente e levando as vítimas a terem uma sensação de afogamento antes da morte ? mesmo com uma pequena dosagem. A mais recente vítima do VX, de acordo com autoridades da Malásia, foi Kim Jong-nam. O meio-irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi assassinado no último dia 13. A substância teria começado a afetar seu sistema nervoso imediatamente, causando primeiro tremor e, em seguida, morte em poucos minutos.

? Outros agentes químicos como sarin, tabun, esse tipo de coisa, eles estão bem abaixo disso. Eles são tóxicos, sim, mas este é o rei ? aponta John Trestrail, toxologista americano que já examinou mais de mil crimes por envenenamento.

Os fluidos começam a ser expelidos espontaneamente do corpo através do suor, urina e fezes, seguidos de convulsão e morte. De acordo com a polícia da Malásia, Kim Jong-nam buscou ajuda em um centro médico do aeroporto de Kuala Lumpur e morreu a caminho do hospital, duas horas depois de ser envenenado.

Segundo o especialista, uma dosagem de VX com o mesmo peso que duas moedas de um centavo poderia matar 500 pessoas através da exposição da pele. Mesmo assim, como outros especialistas, Trestrail defende que uma investigação independente apure a morte de Kim Jong-nam, especialmente pela raridade do VX.

Com uma consistência similar à de um óleo de motor, o VX tem cor âmbar, mas odor e gosto neutros. Quando inalado ou absorvido atraves da pele, ele causa um colapso no sistema nervoso, além de estimular a secreação de fluidos na garganta, levando à dificuldade respiratória. Um antídoto, a atropina, pode ser injetada após a exposição, e normalmente é armazenada por médicos em áreas de guerra.

Bruce Bennett, especialista do instituto de pesquisa Rand Corporation, disse à BBC que apenas uma pequena quantidade da substância seria suficiente para matar Kim. Ele sugere que uma gota teria provavelmente sido colocada em um pano e encostado em seu rosto. O fato de a mulher que o abordou ter imediatamente lavado as mãos mostra que ela estava muito consciente de que estava lidando com uma substância tóxica.