Cotidiano

Conheça o homem que abraça ursos

OTISVILLE, Estados Unidos – O americano Kowalczik se deita no chão enquanto o urso Jimbo, de 680 quilos, repousa uma pata sobre a cintura dele, que deixa o animal comer marshmallows de sua boca e ri quando a língua da fera lambuza sua orelha.

A cena pode parecer suicida, mas leve em consideração que Kowalczik e sua mulher, Susan, cuidam de Jimbo há 23 anos, desde que ele chegou, ainda filhote, ao santuário do casal destinado a animais feridos ou rejeitados, na parte norte do estado de Nova York.

“Ele brinca com você o dia todo se você tiver tempo”, diz Kowalczik, destacando que o urso não joga seu peso por aí casualmente. “Se ele se deitar sobre você, será um problema”.

Jimbo é um dos 11 ursos vivendo no Centro de Animais Selvagens Órfãos, pouco mais de cem quilômetros ao Noroeste da cidade de Nova York. Um deles, um urso preto chamado Frankie, nasceu na natureza e chegou lá em 2012 depois de ser atropelado por um carro. O resto dos ursos aqui nasceram em cativeiro. Jimbo veio de uma fazenda de caça na Costa Oeste dos EUA, ele chegou ao santuário com uma perna ferida.

Há muitos centros de reabilitação que tratam de ursos, mas Kowalczik ganhou atenção devido ao contato físico com os ursos. Um vídeo no Facebook que mostra ele brincando com Jimbo obteve mais de 16 milhões de visualizações. O cuidador dscreve as imagens como algo tão natural quanto brincar com o seu cachorro de estimação. Ele diz que ursos são como crianças.

“Não tem a falsidade comum em pessoas, o que você é a verdade”, afirma.

O casal cuida de esquilos, patos, cervos e outros animais desde os anos 90. O objetivo principal é libertar esses animais, mas os ursos não podem ser soltos por causa dos seus ferimentos e porque eles estão demasiadamente acostumados ao cativeiro. Os dois criaram o centro com suas próprias economias, até criar uma organização sem fins lucrativos no ano passado, o que permite a eles reunir doações. Mas são ainda apenas eles e um diretor cuidando de tudo.

O vídeo ajuda a expor a causa, mas os especialistas advertem que continua sendo muito perigoso chegar perto de ursos, principalmente na natureza. Mesmo em se tratando de animais em cativeiro, existe uma chance de o instituto selvagem tomar conta. Além, é claro, dos perigos iminentes de alguém brincar por aí rolando com esses pesados animais.