Cotidiano

Conheça a família Trump, que agora vai para a Casa Branca

USA-ELECTION_TRUMP

RIO – Sai a família Obama e entra a família Trump. A Casa Branca verá muitas mudanças com o governo Trump e uma delas será o perfil da primeira-família. Com uma extensa família ? que inclui cinco filhos e oito netos ?, Donald Trump é casado com a modelo Melania, nascida na Eslovênia, mas teve dois casamentos anteriores: com Ivana Trump, também modelo ? da qual se divorciou em 1992 ?, e a atriz Marla Maples.

Seu filho mais novo é Barron, de nove anos, do casamento com Melania. Reportagem do ?The Independent? afirma que, apesar da família grande, apenas os três devem se mudar efetivamente para a Casa Branca.

Trump reaçoes

Trump tem outros quatro filhos: Donald Trump Junior, de 38 anos, Ivanka, de 34 anos, Eric, de 32 anos, e Tiffany, de 22 anos. Ivanka é considerada a principal conselheira do pai e apontada muitas vezes como a verdadeira primeira-dama. O grupo seleto de conselheiros de Trump inclui ainda os irmãos Trump Junior e Eric e o marido de Ivanka, Jared Kushner. O poder do quarteto é tão grande que levou até mesmo à demissão do coordenador da campanha presidencial, Corey Lewandowski, em meados do ano.

Embora parentes tenham participação ativa em campanhas presidenciais, o fato de a equipe de Trump ser pequena dava ainda mais poder a seus filhos. Enquanto o candidato republicano tinha cerca de 70 pessoas trabalhando por sua vitória, a candidata Hillary era assessorada por 683 pessoas, segundo o ?Washington Post?.

FAMÍLIA UNIDA

?Tudo o que já fizemos, fizemos como uma família. Todo projeto que construímos, construímos como uma família. ?O Aprendiz? fizemos como uma família. Os cursos de golfe e os hotéis nós trabalhamos como uma família. Nós tiramos férias como uma família?, afirmou o filho Eric em uma entrevista este ano, de acordo com o ?Washington Post?.

Para além da campanha presidencial, os três filhos mais velhos de Trump ? do casamento com Ivana ? vinham ganhando mais poder na Organização Trump. Todos têm função executiva na empresa, com escritórios na Trump Towers.

Donald Trump Junior é vice-presidente da Organização Trump e foi protagonista de uma das gafes da campanha republicana à Presidência. Ele comparou doces a refugiados, em uma mensagem no Twitter. ?Se eu tivesse várias balas, e dissesse que apenas três iriam matá-lo. Você pegaria alguma?. Este é o nosso problema com os refugiados sírios?, dizia o texto. Trump Junior é casado com Vanessa Haydon, com quem tem cinco filhos: Kai, Chloe, Donald, Tristan e Spencer.

Ivanka também é vice-presidente executiva da Organização Trump, mas, antes de trabalhar com o pai, se enveredou pela carreira de modelo como a mãe. Ao lado do marido Jared Kushner ? cuja família judia ortodoxa tem negócios no setor imobiliário ?, teve três filhos: Arabella, Joseph e Theodore. Eric Trump, por sua vez, se casou com Lara Yunaska em 2013 e ainda não tem filhos.

Em um texto com certa ironia, o jornal ?The Independent? afirma que Trump não deve pintar a Casa Branca de dourado ? como surgiram boatos durante a campanha ? nem servir frango frito em cerimônias oficiais, ou construir um túnel subterrâneo até o novo hotel de sua rede na Avenida Pennsylvania. Mas aponta que as coisas devem mudar para os quase 350 funcionários do local. Em entrevista à revista ?People?, Trump revelou que mudaria ?um pouco? a decoração da Casa Branca se fosse eleito.