Uma boa noite de sono é essencial para a qualidade de vida, para manter a produtividade no dia seguinte e nos deixar de bom humor. Além de chás, outro método natural para ajudar você a dormir bem é o uso de plantas que auxiliam o sono.

As espécies com benefícios relaxantes e purificadores proporcionam um lugar ideal para uma boa noite de sono, por isso, são indicadas para o quarto. Se você procura por uma alternativa natural para dormir bem sem remédios, mantenha sempre por perto as plantinhas da lista que preparamos. Veja abaixo!

Lavanda: além do cheiro agradável, ela pode auxiliar contra o estresse e a ansiedade por reduzir a frequência cardíaca, ajudando a melhorar o sono. Suas pétalas em tons lilás também combinam com qualquer tipo de decoração e trazem mais vida ao ambiente.

Babosa: é usada principalmente para melhorar a qualidade do ar. Com mais oxigênio no quarto, o sono é mais profundo. Mantenha o vaso próximo à janela para receber muita luz do sol. Além disso, ela também possui inúmeros outros benefícios e pode ser utilizada na pele ou no cabelo.

Lírio-da-paz: essa planta prefere ficar à sombra e pode aumentar a umidade do ar. Desta forma, ela elimina impurezas e torna o quarto um ambiente adequado para o sono tranquilo. Suas flores delicadas combinam com decorações minimalistas, aproveite.

Espada-de-São-Jorge: também melhora a qualidade do ar, prevenindo problemas respiratórios e dor de cabeça. Ela também deve ser cultivada em vasos grandes e receber a luz do sol por, pelo menos, algumas horas por dia. A espada-de-São-Jorge não pede muita água, por isso, regue com moderação.

Jasmim: A fragrância dessa flor tem propriedades calmantes, assim, reduz os níveis de ansiedade e auxilia na produtividade. Pode ser cultivada no quarto e qualquer cômodo da casa. Mas cuidado, pois o ideal é cultivá-la em vasos grandes, por isso, separe um bom espaço para ela.

Hera: ideal para quem tem problemas respiratórios, ela também atua como purificadora do ar e é capaz de reduzir a quantidade de mofo, o que previne alergias e problemas respiratórios. Suas folhas são perfeitas para uma decoração boho, no entanto, a mantenha fora do alcance de crianças e animais de estimação, pois ela pode ser tóxica para eles.

Camomila: conhecida por seu aroma calmante, ela é perfeita para se ter ao lado da cama. Além disso, para quem quiser uma noite de sono ainda melhor, o ideal é apostar em um chá de camomila antes de dormir, pois ele relaxa e diminui a ansiedade.

Fonte: Alto Astral