Cotidiano

Conheça 11 dicas para melhorar a presença on-line da sua empresa

Existem boas formas de melhorar a presença on-line de uma empresa, confira algumas delas

Conheça 11 dicas para melhorar a presença on-line da sua empresa

Ter uma boa presença on-line é o caminho para fazer a sua empresa crescer e ter ainda mais sucesso ao longo dos anos. Para falar a verdade estamos em uma era em que a presença digital não é mais inovação e sim necessidade de quem deseja continuar no mercado.

Existem boas formas de melhorar a presença on-line de uma empresa. Boas práticas vão ajudar seu negócio a ser reconhecido até mesmo por pessoas que ainda não sabem que ele existe. Por isso, fique atento as dicas para melhorar a presença on-line da sua empresa.

Estar presente na internet é uma forma de aparecer e conseguir melhorar a experiência dos seus clientes. Cada vez mais as pessoas compram o valor da experiência e ter uma boa presença on-line é a melhor forma de conseguir isso. E vamos às dicas!

1- Conheça a sua empresa

O primeiro passo vai ser conhecer os detalhes da sua empresa que podem ser importantes para expor on-line. Por isso, se faça algumas perguntas que podem ser interessantes para avaliar e reinventar o seu modelo de negócio, deixando-o mais adaptável ao mercado digital.

  • Quais os diferenciais da sua empresa? 
  • Como ela se apresenta no mercado físico? 
  • O que os seus clientes pensam do seu negócio?
  • Que informações sobre o setor ajudariam mais pessoas?
  • Como minha empresa pode gerar mais valor ao consumidor?
  • Quais as características do meu público alvo?

2-Conheça o público alvo do seu negócio

Como foi mostrado na última pergunta do tópico anterior, é preciso que você conheça o público alvo do seu negócio para se posicionar online. O modo como a sua empresa se posiciona é determinante para atrair o seu público on-line.

Para conhecer e determinar o seu público-alvo você vai precisar fazer uma pesquisa de mercado. É possível começar com os próprios clientes, que podem responder um questionário que vai trazer informações valiosas sobre o seu público.

Se você já possui contas nas redes sociais, também é possível encontrar alguns dados nas configurações da sua conta. Porém, se você quiser ir mais afundo no assunto, também é possível criar personas para te ajudar no trabalho.

Uma persona é um personagem fictício que tem todas as características do seu cliente ideal. Ao criar diversas personas, você consegue ter uma melhor perspectiva de como deve ser o seu público alvo.

Conhecer o público alvo é parte importante do processo para melhorar a sua presença on-line. Por isso, procure utilizar todas as ferramentas possíveis para definir o seu.

3-Registro de domínio do seu site

Toda empresa precisa registrar o domínio do seu site antes mesmo de pensar em ter presença digital. O ideal é fazer o registro do domínio assim que o nome da empresa for definido, pois no meio do caminho podem aparecer novos negócios com o mesmo nome.

O domínio do site é o seu endereço eletrônico. Como vamos ver mais à frente, ter um site é também um fator importante para melhorar a presença online da sua empresa. Por isso, registre o seu domínio o mais rápido possível para garantir que tenha um endereço fácil de ser encontrado na web.

Outro fator importante na hora de registrar o domínio é a segurança de que ele sempre estará ali para quando sua empresa precisar. Muitas pessoas quando passam a saber da existência de um negócio fazem o registro de domínio do nome da marca para depois revender mais caro ao dono. 

Deu para perceber como pode ser fácil registrar o domínio da sua empresa? Este é um investimento muito baixo que pode evitar muita dor de cabeça no futuro.

4-Criação do site

O site de uma empresa deve ser muito bem construído para que o usuário possua uma ótima experiência ao visitá-lo. As pessoas não visitam um espaço físico com a mesma frequência que visitam o digital e a empresa deve oferecer uma estrutura completa para receber seus clientes.

Como o seu site é um ponto de encontro de clientes e consumidores do seu setor, vai ser preciso oferecer conforto na navegação por ele. Por isso, esteja atento à segurança do site, o que oferecer nele que pode ser um diferencial para as pessoas voltarem e uma boa usabilidade.

Contrate um designer

Para ter um melhor aproveitamento do investimento no seu site é recomendável que você contrate um designer para desempenhar essa tarefa. 

Mesmo que hoje seja cada vez mais tranquilo criar um site, um designer pode dar uma cara profissional ao espaço e oferecer soluções importantes, como o design responsivo para quem acessa o site pelo celular.

Invista em segurança

Ao criar o seu site você deve ter como prioridade a segurança dos dados do usuário. Verifique tudo isso com a empresa de hospedagem e com o designer responsável por deixar o seu site pronto e rodando perfeitamente.

Loja virtual

Se a sua empresa vende produtos, considere criar uma loja virtual dentro do site. Ela também pode ser a página principal do site, permitindo que você divulgue os seus produtos e faça vendas por ali mesmo, com os benefícios de baixo custo de operação e grande escalabilidade.

5-Crie uma central de atendimento online

O atendimento online também é uma boa forma de melhorar a sua presença on-line. Cada vez mais as pessoas estão evitando falar ao telefone ou visitar pessoalmente um local para resolver um problema.

Por isso, ter uma central de atendimento on-line via chat que resolva os problemas do consumidor e sirva até mesmo como canal de vendas pode ser importante para a sua presença digital. 

Um dos diferenciais de muitas empresas no atendimento on-line é a possibilidade de ter suporte 24/7. Não é preciso que você tenha uma equipe disponível todo este tempo e por isso você pode investir nessa operação da seguinte forma.

Para isso, contrate ou terceirize uma equipe para atender clientes em horário comercial. Se preferir, você também pode invistir em um bot para responder as perguntas fora do horário comercial. 

6-Seja parceiro de plataformas conhecidas

Utilizar o auxílio de plataformas conhecidas pode ser uma ótima forma de aumentar a sua presença on-line. Muitas empresas oferecem parceria para servir de vitrine para o seu negócio. 

Se você possui uma loja virtual, por exemplo, considere ser parceiro dos maiores players do mercado para que seus produtos sejam vendidos por meio dessas plataformas.

Atualmente, os melhores no ramo para você investir são: Magazine Luiza, Amazon e Mercado Livre. Todas essas marcas possuem credibilidade no mercado e podem te ajudar nos negócios servindo de intermediário entre você e seus próximos clientes.

Veja alguns benefícios de utilizar plataformas conhecidas para expor a sua marca e seus produtos:

  • Criação de escala
  • Operação sólida
  • Segurança da plataforma 
  • Credibilidade emprestada

Sabemos como pode ser difícil começar no online e conseguir o mesmo volume de público e credibilidade dos grandes players. Por isso, aproveite esta dica para se posicionar melhor no mercado digital.

 

7-Criação de um blog corporativo

Criar um blog é a melhor maneira de ter um conteúdo disponível para que mais clientes visitem o seu site. Com o seu blog você pode oferecer conteúdo de qualidade que vai ajudar a sua audiência e receber em troca a credibilidade deles.

Procure se informar mais sobre o marketing de conteúdo e o seu poder dentro do mercado digital. Quando você ajuda o seu cliente e outras pessoas que ainda não são clientes, a sua empresa ganha muito com isso.

Cada vez mais as empresas estão preocupadas em criar uma boa imagem, gerar credibilidade e construir uma conexão com o cliente. E o conteúdo de valor é a melhor forma de fazer isso. 

Quando você dá dicas, oferece soluções e não cobra nada por isso, você constrói um caminho para que eles sempre se lembrem de você. Onde você acha que eles vão investir dinheiro? Em empresas que confiam e que sempre os ajudaram ou outra marca que ninguém conhece?

Portanto, preste atenção na criação de conteúdo para o seu blog. Além de essencial para criar uma conexão com os seus clientes, você ainda fica mais bem posicionado no Google. E isso combina com as próximas dicas que vamos falar.

8-Regras e estratégias de SEO

SEO é a otimização dos mecanismos de busca. Essa é a forma que o Google e outros buscadores encontram de escolher os melhores conteúdos para aparecer nas primeiras posições de busca. 

Por isso, o seu site deve estar completamente dentro das regras de SEO, desde o domínio até a criação de conteúdo.

Algumas formas de fazer um bom SEO é criando um conteúdo agradável de ler, repetindo as palavras chaves no meio do texto e fazendo o link building.

Link building é a forma de dar mais credibilidade ao seu conteúdo, adicionando links de sites de grande relevância no meio dos seus textos, para referenciar o assunto em questão. 

A ideia aqui não é te ensinar a usar todas as regras de SEO e sim mostrar quais as mais importantes e que podem ser muito significativas para aumentar a sua presença online e visibilidade do seu site. 

Por isso, procure saber mais sobre SEO e se certifique de que os profissionais que contrata para a construção do site, blog, loja virtual e conteúdo do blog estão por dentro do assunto.

9-Esteja nas Redes Sociais

Mesmo que este seja o primeiro passo que empresários dão dentro do digital, não custa nada ressaltar a sua importância, não é mesmo?

As redes sociais são a porta de entrada do consumidor nas empresas que estão presentes online. É pelo Instagram, Facebook e outras redes que pessoas ficam sabendo da existência de marcas que podem ser relevantes para o seu dia a dia.

Por isso, esteja presente nas redes socais e se preocupe com a sua imagem por lá também. Contrate um profissional para produzir conteúdo para suas redes, mostrando produtos, falando do dia a dia da empresa e criando conexão com os clientes.

10-Invista em conexão e influência 

Percebeu como a palavra conexão e influência estão presentes em algumas dicas que demos anteriormente? Pois é, esse é um grande fator de decisão na hora da compra e as pessoas tendem a se conectar e consumir muito mais das marcas que se identificam.

Por isso, esteja atento ao seu discurso online e como você se posiciona.  Procure entender quais as necessidades dos seus clientes, quais são as suas histórias e como você pode manter um contato mais humano com eles, mesmo que seja no virtual.

A conexão é parte importante da influência e é por isso que muitas pessoas consomem produtos e serviços indicados por influenciadores digitais que estão constantemente compartilhando suas vidas, suas rotinas, perrengues, conquistas e muito mais.

Por isso, além da sua empresa criar conexão com o público, considere contratar influenciadores para divulgar a sua marca e facilitar a sua comunicação com o público.

11-Anúncios patrocinados 

O meio digital é bem democrático e por isso, a sua empresa, sendo pequena ou não, tem grandes chances de conseguir marcar presença online se utilizar as dicas que entregamos acima.

A última dica fala de alcance, aquele que o dinheiro pode comprar. Depois de criar toda uma estrutura com as dicas que fornecemos, você vai precisar que a sua marca seja vista por mais pessoas. E os anúncios patrocinados é uma das melhores maneiras de fazer isso.

Com uma boa estratégia de anúncios patrocinados você pode alcançar muito mais gente e converter muito mais pessoas em leads, o que consequentemente vai trazer mais clientes para dentro da sua empresa.

O valor das campanhas de anúncio é definido pelo seu objetivo e relacionada com a efetividade de distribuição do conteúdo. Por isso, considere contratar um profissional especializado em anúncios para configurar as melhores campanhas de propaganda online.

As melhores plataformas para fazer anúncio são as do Google, que anuncia em sites parceiros e no YouTube e do Facebook, que anuncia no Facebook e Instagram. 

Conclusão 

Viu como dá para fazer muita coisa para melhorar a presença online da sua empresa? Essas são dicas muito valiosas utilizadas por profissionais do marketing digital para ajudar empresas a se estabelecer no meio digital.

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