Cotidiano

Congresso dos EUA autoriza que vítimas do 11/9 processem a Arábia Saudita

WASHINGTON ? O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira uma legislação que permitiria a famílias das vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 a processar o governo da Arábia Saudita por danos, apesar de ameaça da Casa Branca de vetar a medida.

O Senado americano deu sinal verde para a lei ?Justiça contra Patrocinadores do Terrorismo?, ou JASTA, por unanimidade, em maio. Os opositores do projeto de lei argumentam que a medida poderia prejudicar as relações com a Arábia Saudita e abrir caminho para retaliações contra cidadãos ou empresas americanas em outros países.

A votação tem um forte simbolismo uma vez que foi feita dois dias antes do 15º aniversário dos ataques em Nova York e Washington. A aprovação foi recebida com gritos e aplausos na Casa.

A festa, no entanto, pode durar pouco. Nesta sexta-feira, a Casa Branca reiterou que o presidente Barack Obama iria vetar o projeto de lei.

Se Obama barrar a legislação, e os dois terços de votos necessários tanto na Câmara como no Senado continuarem apoiando o projeto, seria a primeira vez desde o início da presidência de Obama, em 2009, que o Congresso passaria por cima de um veto.

A Câmara aprovou a medida em votação verbal, sem a gravação dos votos individuais, que não é tecnicamente considerada unanimidade. Isso poderia facilitar para os democratas defenderem o veto depois, sem alterar oficialmente suas posições.