Cotidiano

Congresso discute desafios do jornalismo em São Paulo

elvira-lobato.jpgSÃO PAULO ? Promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo começou nesta quinta-feira em São Paulo. Foram homenageados os jornalistas Elvira Lobato (pelo cojunto da obra) e Alberto Dines, pelo trabalho à frente do Observatório da Imprensa. Dines tem 60 anos de carreira e comanda o programa de TV há 20 anos.

Elvira comparou a situação que viveu ? enquanto repórter especial da ?Folha de S.Paulo?, ela foi alvo de inúmeras ações na Justiça por conta de uma reportagem em que revelou o ?império empresarial? da Igreja Universal ? com a que enfrentam atualmente jornalistas no Paraná. Elvira diz que os repórteres paranaenses ?sofrem uma grande injustiça? ao serem obrigados a viajar por todo o estado para depor em ações, após terem revelado gratificações de juízes numa reportagem.

Elvira disse que, como repórter, ?sempre acreditou que dizer a verdade seria suficiente, mas nesse caso não foi?. O caso envolvendo jornalistas do Paraná vem sendo criticado por várias entidades de imprensa.

Além disso, foi lançada, no congresso, a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), criada com objetivo de debater e colaborar com coberturas da área. A associação é presidida por Antonio Gois, colunista do GLOBO.

Nesta sexta-feira, haverá o painel ?Liberdade de Imprensa e Expressão no Judiciário?, com a presença da ministra Carmem Lúcia, que assume a presidência do Supremo Tribunal Federal em setembro. O encontro é mediado pela colunista do GLOBO Míriam Leitão.

?Por que investir em reportagem para sobreviver à crise?? é outro painel também concorrido desta sexta-feira, com a participação do diretor de Redação do GLOBO, Ascânio Seleme; do editor executivo da ?Folha de S.Paulo?, Sérgio D?Ávila; e de João Caminoto, diretor de Jornalismo do Grupo Estado. A mediação é do jornalista Fernando Barros e Silva, da revista ?Piauí?. A editora executiva do GLOBO Silvia Fonseca falará sobre ?Mulheres no poder?.

Bob Garfield, que há 15 anos apresenta o podcast ?On The Media? na WNYC (filial da NPR, rádio pública dos EUA, em Nova York), é um dos grandes nomes do evento. O programa analisa a cobertura da mídia e fala sobre modelos de negócio no jornalismo. A palestra de Garfield, no sábado, encerra um congresso que contará com 20 cursos e 51 painéis e palestras.

Outro destaque é a presença de Marina Walker Guevara, diretora do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês), que falará sobre a experiência de coordenar a investigação internacional sobre os Panamá Papers ? documentos do escritório de advocacia Mossack Fonseca, especializado na abertura de empresas de fachada em paraísos fiscais. Ela debaterá com Fernando Rodrigues, do UOL, e José Roberto de Toledo, de ?O Estado de S. Paulo?, ambos participantes da equipe na qual trabalharam cerca de 370 jornalistas de 76 países e cerca de 100 órgãos de mídia.