Cotidiano

Congresso da Colômbia aprova histórica lei de anistia para Farc

BOGOTÁ ? O Congresso da Colômbia aprovou nesta quarta-feira uma lei de anistia que o governo qualificou de ?histórica? e primeiro passo para a consolidação do acordo de paz alcançado no final de novembro com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A norma, que prevê tratamento jurídico especial, anistia e indulto a membros da guerrilha acusados de crimes políticos e conexos, foi aprovada no Senado por 69 votos a favor e nenhum contra, após passar na Câmara de Representantes por 121 votos a 0.

A lei exclui de seus benefícios os responsáveis por crimes contra a Humanidade, genocídio, estupros, tortura e execuções extrajudiciais, entre outros.

?Obrigado ao Congresso que, com votação histórica, aprovou a Lei de Anistia, primeiro passo para a consolidação da paz?, escreveu o presidente Juan Manuel Santos em sua conta no Twitter.

O direitista Centro Democrático, liderado pelo senador e ex-presidente Álvaro Uribe, ferrenho opositor ao pacto, participou dos debates, mas abandonou os dois recintos no momento da votação. A lei faz parte do acordo de paz firmado em 24 de novembro pelo governo Santos e as Farc para superar um conflito armado de mais de meio século.

Segundo o acordo de paz, quem confessar crimes atrozes perante um tribunal especial poderá evitar a prisão e receber penas alternativas. Se não o fizer e for declarado culpado, será condenado a de oito a 20 anos de prisão.

? Agora, 5.700 guerrilheiros começarão a descer das montanhas e entregar suas armas ? disse o presidente do Senado, Mauricio Lizcano.

O trâmite nas duas câmaras foi realizado em sessões extraordinárias, através de um mecanismo de via rápida ? que permite reduzir o número de debates necessário para a validação das normas relacionadas com o acordo de paz.