Cotidiano

Congresso da Colômbia aprova acordo de paz com as Farc

BOGOTÁ ? O congresso colombianos ratificou na noite desta quarta-feira o acordo de paz entre o governo e as as Forças Armadas Revolucionárias da Colombia.

A Câmara dos Representantes aprovou o texto de forma unânime, completando a decisão tomada pelo Senado na noite anterior.

Representantes do “Não”, que conseguiu parar o documento anterior com uma vitória no plebiscito de 2 de Outubro, se levantaram de seus assentos na sequência da discussão e estavam ausentes durante a votação.

O novo acordo inclui propostas para este grupo liderado pelo ex-presidente Alvaro Uribe, mas deixa intactas as questões que os adversários considerados decisivos: não inclui prisão por guerrilheiros e permite-lhes participar na política.

CONVERSAS COM EXÉRCITO DA LIBERTAÇÃO NACIONAL SUSPENSAS

O governo colombiano informou nesta quarta-feira que as negociações com a guerrilha Exército da Liberdade Nacional para definir o início das diálogos de paz serão retomaradas no dia 10 de janeiro.

“Após uma solicitação do ELN de realizar consultas internas, que foram aceitas pelo governo, foi determinado que as conversas para firmar de maneira definitiva a instalação da mesa pública serão retomadas no próximo dia 10 de janeiro de 2017”, garantiu o delegação de paz do governo por meio de comunidado.

Governo do presidente Juan Manuel Santos e o Exército da Libertação Nacional, segundo grupo rebelde da Colômbia, tinham previsto lançar em 27 de outubro, em Quito, a fase pública das conversações de paz, iniciadas há quase três anos de forma confidencial.