Cotidiano

Congressista dos EUA diz que reformular lei financeira é prioridade em 2017

WASHINGTON – O presidente da Comissão de Serviços Financeiros do Congresso dos Estados Unidos afirmou nesta terça-feira em entrevista a uma rede de televisão americana que a renovação da lei que regula o sistema financeiro no país, conhecida como Dodd-Frank, é uma ?prioridade neste ano? para o presidente Donald Trump, o vice-presidente Mike Pence e o presidente da Câmara, Paul Ryan.

O legislador republicano Jeb Hensarling afirmou que em breve vai reapresentar um projeto de lei que confere aos bancos a escolha entre concordar com os parâmetros da Dodd-Frank e deter mais capital. Hensarling afirmou que se reuniu com Trump para falar sobre o novo projeto de lei, conhecido como ?Ato de Escolha?, e o presidente pareceu apoiar boa parte do texto.

Apesar da expecativa de o projeto se aprovado com facilidade na Câmara, dominada pelo Partido Republicano, espera-se que haja mais resistência no Senado, onde os democratas detêm vagas suficientes para obstruir o processo. O vice-presidente Pence pode votar em casos de empate sobre leis.

Na sexta-feira, Trump decretou uma revisão dos efeitos da Dodd-Frank nos negócios e na economia, o que levantou a possibilidade de ele usar seus poderes executivos para bloquear, desfazer ou neglienciar partes da lei por conta própria.

A Dodd-Frank foi a maior revisão regulatória da atividade em Wall Street. A legislação estabeleceu uma longa lista de regras destinadas a evitar que o sistema financeiro repita os passos da crise de 2007-2009, incluindo restrições a padrões para novos capitais de bancos e às maneiras de negociação das instituições financeiras, além de uma vigilância mais dura sobre derivativos.

Apoiadores afirmam que a lei tornou o sistema financeiro mais forte, enquanto críticos alegam que ela travou empresas com normas que prejudicam a economia.

Enquanto Hensarling descreveu como ?denonesto? o órgão criado pela Dodd-Frank para proteger consumidores de empréstimos predatórios, o Escritório de Proteção Financeira ao Consumidor, ele não falou como o projeto de lei lidaria com a agência.

O líder da Comissão de Serviços Financeiros disse que Trump deveria demitir o atual diretor, Richard Cordray, após um tribunal americano deferir em outubro que a estrutura do órgão era inconstitucional. Essa decisão foi suspensa enquanto se aguarda o recurso.