Cotidiano

Congo anuncia epidemia de febre amarela em três províncias

KINSHASA- A República Democrática do Congo anunciou nesta segunda-feira a existência de uma epidemia de febre amarela em três províncias, incluindo a capital Kinshasa, após o registro de 67 casos da doença. Em Angola, a doença já matou pelo menos 300 pessoas desde dezembro.

O ministro da Saúde Felix Kabange afirmou que sete casos são autóctones, ou seja, transmitidos dentro do próprio país, e os outros 58 foram contraídos em Angola, onde o surto começou. Até o momento, cinco pessoas já morreram vítmas da doença. Dois outros casos teriam vindo de florestas remotas, que não têm relação com o surto atual.

“Eu declaro hoje uma epidemia localizada de febre amarela nas províncias de Kinshasa, Congo Central e Cuango”, afirmou Kubange em entrevista coletiva.

Kinshasa é a principal preocupação para os agentes globais de saúde, porque tem uma população densa, com mais de 12 milhões de pessoas e uma infraestrutura sanitária precária.

O estoque global de vacinas de febre amarela já foi esvaziado duas vezes neste ano para imunizar pessoas na Angola, Uganda e no Congo. Atualmente, há 6 milhões de doses disponíveis, mas a quantidade pode não ser suficiente caso haja surtos simultâneos da doença em áreas muito povoadas.

A Organização Mundial de Saúde recomenda reduzir a dose da vacina em 80%, o que garantiria uma imunização temporária por 12 meses.