Cotidiano

Confrontos entre apoiadores e críticos de Trump têm presos em San Diego

US-REPUBLICAN-PRESIDENTIAL-CANDIDATE-DONALD-TRUMP-HOLDS-RALLY-IN-G0L2O70DR.1.jpg

SAN DIEGO, EUA – O candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano, Donald Trump, foi a San Diego, ponto fronteiriço com o México na Califórnia, para um comício na tarde de sexta-feira. No entanto, centenas de manifestantes foram às ruas para protestar contra ele. Além de um choque com policiais, eles entraram em confronto com apoiadores do magnata, num incidente violento que teve ao menos três presos. TRUMP

Assim como um protesto violento que acabou com confrontos com policiais nesta semana, no Novo México, manifestantes criticaram o discurso de Trump a favor de um muro na fronteira com o México. Com bandeiras mexicanas, centenas de manifestantes chamaram o magnata de racista e gritaram palavras de ordem contra ele e suas propostas antimigratórias para os EUA.

Do lado de dentro, o discurso transcorreu sem problemas. Mas imagens nas redes sociais mostram manifestantes tentando romper uma barreira policial, jogando objetos em agentes e subindo nos objetos para serviam de proteção ao local. Num momento, quando apoiadores de Trump saíam do hotel onde ele falava, responderam a provocações e entraram em confronto.

San Diego tem um terço de população latina. O Novo México, que viu manifestação semelhante em Albuquerque na terça-feira, é o estado com maior população hispânica no país. Os principais pontos de crítica das manifestações que reúnem centenas de pessoas com frequência contra o bilionário candidato se focam nos planos anti-imigração e na retórica agressiva contra os mexicanos.

Trump briga

No mesmo dia, Trump descartou nesta sexta-feira um debate cara a cara com o segundo colocado do Partido Democrata, Bernie Sanders. O debate sugerido teria excluído a provável candidata Democrata Hillary Clinton, mas daria a Sanders uma enorme plataforma antes da primária da Califórnia, em 7 de junho.

Um dia após dizer que ele saudaria um debate com Sanders, Trump considerou a ideia “inapropriada”, porque como candidato presumível do Partido Republicano, ele só deveria enfrentar a escolha final dos democratas.

“Eu vou aguardar para debater com o primeiro colocado do Partido Democrata, provavelmente a trapaceira Hillary Clinton”, disse Trump, em comunicado.

Um dia antes, ele brincou com a imprensa, cobrando US$ 10 milhões pelo debate.

GOP 2016 Trump-G0L2O73J2.1.jpg