Cotidiano

Confraternização entre vizinhos aumenta vínculo na comunidade

Neste ano, a confraternização foi realizada no sábado (17) e teve até distribuição de presentes entregues pelo papai Noel às crianças

Época do ano em que as pessoas ficam mais suscetíveis a aproximações afetivas, o Natal é também uma oportunidade para a comunidade do Bairro Brasmadeira ampliar o vínculo entre os vizinhos. É assim pelo menos há 14 anos, quando um grupo de amigas se reuniu pela primeira vez para preparar uma ceia solidária para os moradores com mesa farta de comida montada na calçada mesmo, em frente a uma das casas.

Neste ano, a confraternização foi realizada no sábado (17) e teve até distribuição de presentes entregues pelo papai Noel às crianças. “Isso também aumenta o vínculo entre crianças do bairro, amplia o laço de amizade entre os vizinhos”, explica uma das organizadoras do encontro deste ano, Jaqueline Antunes.

Ela mesma foi uma das que prepararam as guloseimas da ceia, que contou com torta salgada, bolos de chocolate e coco, torradinhas com patê e cachorro quente, um dos primeiros pratos a terminar. Sônia Simões, Clara Eliane Gemelli “Nana” Dolejal, Márcia Kamer, Dona Aparecida e Marlene, além de outras, também contribuíram no evento idealizado há quase 15 anos por Dona Elizabeth Aparecida Gemelli Dolejal.

“Desde a programação até a preparação dos alimentos, e a festividade em si, envolve muitas pessoas. Isso fortalece a amizade que muitas vezes fica limitada a um ‘oi’ durante o ano por conta da correria do dia”, diz Dona Elizabeth, que já realizou eventos similares também em outras datas festivas, como o Dia das Crianças e a Páscoa, festividade que já tem a edição de 2017 sendo pensada pelas amigas, que gostariam que a ideia incentivasse outras comunidades na cidade.