Cotidiano

Confirmados mais de 50 novos casos de dengue

A principal preocupação em relação ao zika vírus é a possibilidade de infecção em gestante, que pode provocar a microcefalia no bebê

Cascavel – Em pouco mais de uma semana, subiram de 223 para 279 os casos de dengue em Cascavel. O levantamento faz parte do último informe técnico divulgado pela Secretaria de Saúde que aponta ainda 809 suspeitas da doença e 1.397 notificações.

Os casos notificados de chikungunya já chegam a 119: 13 descartados, 105 suspeitos, com um resultado inconclusivo. Com relação ao zika vírus, são 126 notificações, com três casos positivos, 18 descartados e 85 suspeitos.

A principal preocupação em relação ao zika vírus é a possibilidade de infecção em gestante, que pode provocar a microcefalia no bebê. A doença é uma malformação congênita, permanente, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.

O zika vírus também pode gerar outros problemas neurológicos, como a Síndrome de Guillan Barré que paralisia membros e faz com que o paciente necessite de tratamento e acompanhamento hospitalar e ambulatorial prolongados.

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Pessoas que tenham febre alta acima de 38º pelo período de sete dias, além de dor de cabeça e por todo o corpo devem procurar atendimento, pois esses sintomas são característicos da dengue.

Em relação à chikungunya, os sintomas observados são de febre alta que se inicia rapidamente, dor intensa nas articulações, podem assim ocorrer forte dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.