Cotidiano

Confirmado em Cascavel primeiro caso de microcefalia do Paraná

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, trata-se de um menino, nascido no dia 17 de agosto deste ano

Cascavel – O primeiro caso de microcefalia do Paraná foi confirmado na noite de terça-feira em Cascavel. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, trata-se de um menino, nascido no dia 17 de agosto deste ano. A mãe, que teria apresentado exantema, que são erupções cutâneas que ocorrem em doença aguda provocada por vírus como o do zika, ainda no primeiro trimestre da gestação, foi acompanhada durante o pré-natal e parto.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, a criança nasceu prematura de sete meses e atualmente tem o tamanho de um recém-nascido de seis dias. Ainda não é possível saber se o bebê terá ou não sequelas. Além do menino, a Secretaria de Saúde do Estado informou que outros casos de microcefalia, desta vez importados, estão sendo investigados no Estado e na área de abrangência da 10ª Regional de Saúde de Cascavel.

Além do caso de microcefalia confirmado, conforme boletim técnico divulgado na noite de terça-feira, em Cascavel há 19 notificações para suspeita de zika vírus, com cinco descartados e os outros 14 em análise.

Segundo o levantamento, o número de casos de dengue teve um aumento de 80% na última semana, passando de cinco para nove registros autóctones da doença no período epidemiológico atual, que se iniciou em agosto passado. Foram 202 notificações, sendo 51 casos descartados e 142 suspeitos, que aguardam o período de coleta ou resultados de exames. Com relação à febre chikungunya, foram realizadas 18 notificações, sendo seis descartados e 12 casos suspeitos em investigação.

Acompanhamento do pré-natal

Em nota divulgada à imprensa, o secretário de Saúde de Cascavel, Reginaldo Andrade, recomenda às gestantes o acompanhamento do pré-natal, com a realização de todas as consultas e exames necessários desde o descobrimento da gravidez. “É extremamente importante que as gestantes adotem medidas que eliminem a presença do mosquito Aedes aegypti. Retirar recipientes que tenham água parada, cobrir adequadamente os locais de armazenamento de água, vistoriar o quintal para eliminar qualquer tipo de local que possa acumular água”.