Cotidiano

Confira os filmes favoritos em todas as categorias do Oscar

RIO – Este é um daqueles anos em que há um claro favorito para vencer a maioria das categorias do Oscar. Espera-se que ?La la land: cantando estações?, favorito em dez das 14 categorias que disputa, leve para casa a estatueta de melhor filme. Aparentemente, isso se deve a duas razões principais. Primeiro, o musical de Damien Chazelle (também cotado para sair como diretor vitorioso) é uma história de amor leve e escapista, perfeita para fugir das discussões políticas. Depois, é um longa nostálgico com várias referências a musicais antigos e à própria indústria, e Hollywood adora uma história sobre si mesma. Nas categorias de atuação de coadjuvantes, é difícil imaginar Mahershala Ali (?Moonlight: sob a luz do luar?) e Viola Davis (?Um limite entre nós?) perdendo. Entre os atores em papéis principais, Casey Affleck (?Manchester à beira-mar?) e Isabelle Huppert (?Elle?) são ameaças reais para desbancar os favoritos: Denzel Washington (?Um limite…?) e Emma Stone (?La la land?).

Uma coisa é quem vai ganhar o Oscar. Outra é quem deveria vencer. A decisão da Academia e a opinião de críticos e espectadores, afinal, costumam divergir. E este ano não está diferente. Nove Bonequinhos do GLOBO apontaram quem são seus favoritos, e uma unanimidade chama a atenção: ?La la land? não recebeu nenhum voto de melhor filme. Segundo os críticos, o Oscar principal desta noite deveria ir para… ?Moonlight?.

Oscar 2017: Quanto custou e quanto arrecadou cada indicado a melhor filme

Confira abaixo os favoritos (e quem deveria ganhar) em cada categoria:

FLIME:

Favorito: ‘La la land: cantando estações’

Quem deveria ganhar: ?Moonlight?. Cinco críticos do GLOBO consideraram o longa de Barry Jenkins o melhor de todos os indicados, enquanto ?La la land? não recebeu nenhum voto. ??Moonlight? evita os estereótipos e convida o espectador a perceber a importância da empatia e do afeto num mundo cada vez mais segregado pelo ódio?, define o crítico Marcelo Janot em sua justificativa.

DIREÇÃO:

Favorito: Damien Chazelle (?La la land?)

Quem deveria ganhar: Barry Jenkins. Em sintonia com a escolha de melhor filme, o diretor de ?Moonlight? foi quem recebeu mais votos: cinco. A delicadeza e pessoalidade que o cineasta imprimiu à obra foram algumas das qualidades mais lembradas. ?As escolhas de Jenkins são certeiras e poéticas?, diz o crítico Mario Abbade.

ATRIZ:

Favorita: Emma Stone (?La la land?)

Quem deveria ganhar: Isabelle Huppert (?Elle?). Emma Stone é carismática, mas a coragem da atriz de ?Elle? em assumir o papel de uma mulher dona de seu corpo conquistou os Bonequinhos. ?Isabelle condensa facetas de seus melhores papéis no passado. Se não fosse o conservadorismo da Academia, não teria para mais ninguém?, diz Carlos Helí de Almeida.

ATOR

Favorito: Denzel Washington (?Um limite entre nós?)

Quem deveria ganhar: Denzel Washington e Casey Affleck (?Manchester à beira-mar?). Aqui não houve consenso, com os votos divididos entre os astros de ?Um limite entre nós? e ?Manchester à beira-mar?. Susana Schild foi uma das que votaram no segundo: ?Houve quem achasse de uma atuação de uma nota só. Não é verdade. A dor é que não cede. E Affleck mostra essa condição com sensibilidade?.

ATRIZ COADJUVANTE

Favorita: Viola Davis (?Um limite entre nós?)

Quem deveria ganhar: Viola Davis. O gosto dos críticos coincidiu com o da Academia. O motivo é a performance memorável de Viola Davis em ?Um limite entre nós?. ?Uma atriz que bateu na trave em outras duas ocasiões (?Dúvida? e ?Histórias cruzadas?) e que, discretamente, impõe-se pouco a pouco como ?a? personagem do filme?, elogia Sérgio Rizzo.

ATOR COADJUVANTE

Favorito: Mahershala Ali (?Moonlight?)

Quem deveria ganhar: Jeff Bridges (?A qualquer custo?). O ator de ?A qualquer custo? foi o preferido na opinião dos Bonequinhos, sendo celebrado pela sutileza de sua performance. ?Bridges é este homem da lei, com todas as ambiguidades possíveis para o personagem, alguém que se equilibra entre o cinismo e uma ternura selvagem?, afirma o crítico André Miranda.

LONGA DOCUMENTÁRIO

Favorito: ?O.J.: made in America?

CURTA DOCUMENTÁRIO

Favorito: ?Watani: my homeland?

FILME ESTRANGEIRO

Favorito: ?O apartamento? (Irã)

Quem deveria ganhar: ?O apartamento?. Apenas o longa de Asghar Farhadi e o alemão ?Toni Erdmann? receberam votos, mas o filme iraniano levou a melhor, por misturar teor político com intensa dramaturgia. Daniel Schenker destaca a ?qualidade do texto, o trabalho dos atores e a habilidade do diretor na condução da tensão em espaços fechados?

FIGURINO

Favorito: ?Jackie?

EFEITOS VISUAIS

Favorito: ?Mogli: o menino lobo?

MAQUIAGEM

Favorito: ?Star Trek: sem fronteiras?

ROTEIRO ORIGINAL

Favorito: ?Manchester à beira-mar?

ROTEIRO ADAPTADO

Favorito: ?Moonlight?

LONGA DE ANIMAÇÃO

Favorito: ?Zootopia?

TRILHA SONORA

Favorito: ?La la land?

CANÇÃO ORIGINAL

Favorita: ?City of stars?, de ?La la land?

MIXAGEM

Favorito: ?La la land?

CURTA-METRAGEM

Favorito: ?Sing?

FOTOGRAFIA

Favorito: ?La la land?

DIREÇÃO DE ARTE

Favorito: ?La la land?

EDIÇÃO

Favorito: ?La la land?

CURTA ANINADO

Favorito: ?Pear cider and cigarettes?