Cotidiano

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi no Rio

RIO – Muitos cariocas já estão planejando alguma viagem durante o feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, dia 26 de maio. Mas quem vai ficar na cidade precisa ficar atento ao que abre e fecha na sexta-feira, dia seguinte ao feriado. Feriadão – 25/05

A maioria das secretarias municipais, por exemplo, devem permanecer fechadas, já que foi publicado no Diário Oficial da semana passada um decreto do prefeito Eduardo Paes que determina ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 27 de maio. O decreto do prefeito, no entanto, exclui desta medida os expedientes nos órgãos cujos serviços não podem ser interrompidos, como hospitais e postos de saúde.

Confira o que funciona e o que não funciona na cidade:

UNIDADES MUNICIPAIS DE SAÚDE

De acordo com resolução publicada nesta segunda-feira pelo secretaria Daniel Soranz, as unidade de atenção primária, policlínicas e ambulatórios funcionarão até meio-dia. Já as unidades de urgência, emergência e internação como UPAs e hospitais não terão paralisação, e funcionarão 24 horas normalmente.

BANCOS:

Os bancos não vão funcionar na quinta-feira, por conta do feriado. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), no entanto, o expediente volta ao normal na sexta-feira. As contas com vencimento no dia 26 poderão ser pagos sem acréscimo no dia seguinte. Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagar as faturas que têm código de barras, nos caixas automáticos.

TRENS:

Na quinta-feira, dia do feriado, os trens da SuperVia irão circular entre 4h40m e 19h, de acordo com o intervalo e horário planejados para cada ramal. Já na sexta-feira, a circulação será normal, de acordo com o planejamento de dias úteis.

BARCAS:

Na quinta-feira, a CCR Barcas vai operar com as grades de horários normais de fins de semana e feriados, conforme previsto em www.grupoccr.com.br/barcas/linhas-horarios-tarifas. As linhas Cocotá (Ilha do Governador) e Charitas não funcionam. Já na sexta-feira, o serviço de transporte aquaviario vai operar com horários especiais. Na linha Arariboia-Praça XV (Niterói-Rio), os intervalos serão de 20 minutos entre 5h40m e 7h, e de 15 minutos entre 7h e 10h. Das 10h às 23h30, as embarcações sairão a cada 30 minutos.

Em Charitas, Zona Sul de Niterói, o primeiro catamarã sairá às 6h30m em direção à Praça XV e o último, às 20h30m. Entre 7h e 10h, os intervalos de viagens no trajeto serão de 20 minutos, assim como das 16h às 20h. Das 10h às 12h, as embarcações sairão a cada 30 minutos. E das 12 às 16h, as viagens acontecerão de uma em uma hora.

A grade de horários da linha Paquetá não sofrerá alterações, e nos trajetos que ligam a Ilha do Governador e o Centro do Rio, as viagens realizadas serão as seguintes: 7h e 8h30 na linha Cocotá-Praça XV; 17h30 e 19h no sentido contrário, Praça XV-Cocotá.