Esportes

Confira o estado de saúde dos sobreviventes do voo da Chapecoense

ximena.jpg

Três dos seis sobreviventes da queda do voo da Chapecoense permanecem internados na clínica Somer, localizada no município de Rionegro, na Colômbia. Segundo a diretora médica da entidade, Ana Maria González, os comissários Erwin Tumiri e Ximena Suárez estão se recuperando bem dos seus ferimentos e estão sendo avaliados constantemente para saber quando poderão receber alta.

Tragédia Chapecoense – dia 2

– Eles estão bastante impactados pelo que passou. No caso de Ximena, ela está com sua mãe, que veio da Bolívia – contou a médica.

Na quarta-feira, Ximena recebeu a visita do governador de Antioquia, Luís Perez. Após o encontro, o político contou que a comissária de voo disse que ?as luzes se apagaram repentinamente? antes da queda do voo que iria para Medellín, onde a Chapecoense disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Na noite desta quarta-feira, a aeronáutica colombiana confirmou que o avião caiu porque estava sem combustível suficiente para chegar ao aeroporto.

Enquanto os tripulantes se recuperam bem, os demais sobreviventes ainda inspiram cuidados. O lateral-direito Alan Ruschel, que também está internado no hospital de Rio Negro, já passou por uma cirurgia na coluna e vem se recuperando de forma satisfatória. Os seus movimentos não estão comprometidos, de acordo com o hospital.

– Ele está movimento as extremidades sem problemas. No entanto, a sua condição é crítica e ainda é prematuro falar do resultado da cirurgia – analisou Ana Maria González.

Já o goleiro Jackson Follmann continua internado no Hospital San Vicente Fundación, também em Rionegro. De acordo com o diretor médico do lugar, Ferney Rodriguez, o jogador continua na UTI após passar por uma cirurgia em que teve a perna amputada.

– O movimento da perna esquerda, assim como a situação geral do paciente, está acompanhando a evolução – indicou Rodriguez.

O jornalista Rafael Henzel e o zagueiro Neto estão na Clínica San Juan de Dios, em La Ceja. Ambos tiveram uma leve evolução após passarem por cirurgia para corrigiram o severo trauma no tórax. Eles estão na UTI, sedados e respirando com o auxílio de aparelhos.

O estado de Neto é o mais grave, pois, segundo o médico, ele esteve ?exposto a muitas horas em temperaturas baixas e isso gera um esfriamento do organismo?.

– Nesse momento, seu estádio é mais delicado que o de Rafael, mas os médicos são otimistas sobre a sua recuperação, ainda que possa demorar um pouco mais – afirmou Rodríguez.

Enquanto os sobreviventes lutam pela vida, as homenagens aos 71 mortos no voo não pararam no Brasil, na Colômbia e no resto do mundo. A torcida do Atlético Nacional lotou o estádio Atanásio Girardot no horário em que seria disputada a final da Copa Sul-Americana para prestar uma homenagem aos mortos. Na Arena Condá, torcedores permaneceram em vigília pelas vítimas do acidente.