Cotidiano

Confira dicas para conseguir passagens aéreas mais baratas

2015 857062616-2015 852299173-2015092493084.jpg_20150924.jpg_20151011.jpg

RIO – Começo de ano é o momento em que muitos começam a planejar as suas viagens para os próximos 12 meses. E, em época de crise econômica e dólar acima de R$ 3, economizar na passagem aérea é o desejo de muitos viajantes. Embora não exista um cálculo exato, ou dia da semana específico, para conseguir promoções e preços mais em conta, especialistas do setor afirmam que é possível ficar atento para pescar boas oportunidades.

BVpassagemaerea

“O preço depende de uma variedade de fatores, incluindo o percurso, o nível de concorrência da rota, a data (se é perto de algum feriado ou de grandes eventos) e os dias da semana que você planeja voar”, afirma George Hobica, fundador do site de pesquisas Airfarewatchdog.

No Brasil, com a crise econômica, os valores dos tíquetes têm ficado instáveis e velhas táticas que antes eram quase regras – como de adquirir os voos com antecedência maior que 30 dias – podem nem sempre ser a melhor opção. É o que aponta Juliano Lopez, diretor de comunicação da Skyscanner.

– É claro que algumas coisas básicas continuam valendo, como voar na baixa temporada, por exemplo.

Companhias aéreas têm adotado outras táticas para driblar a queda no número de passageiros e, pode ser, por exemplo, que algumas liberem tíquetes de última hora, para preencher os assentos dos voos.

Ter flexibilidade e monitorar constantemente os preços é o começo para quem busca os bilhetes. Mas outras dicas podem facilitar anda mais sua pesquisa. Veja algumas delas:

Rotas alternativas. Companhias aéreas mais baratas costumam operar em aeroportos mais longe do centro das grandes cidades. Algumas oferecem transporte. Por exemplo: passagem para Viracopos, em Campinas, costuma ser mais barata do que para Congonhas, que fica na cidade de São Paulo. Empresas como a Gol, a Latam e a Azul oferecem transporte, gratuito, até a capital paulistana. O trajeto é de uma hora.

“Stalker”. Especialistas são unânimes: ative alertas e assine newsletters de sites que fazem pesquisas nos bancos de dados das companhias, como a Melhores Destinos, Kayak, Skyscanner, Momondo, entre outras. É possível receber avisos de passagens em promoção para qualquer destino diariamente. Ou selecionar o trajeto específico e receber os dias (ou o mês) em que aquele bilhete está mais barato. É possível ainda delimitar um preço máximo, assim, só se recebe o alerta quando o tíquete estiver abaixo desse valor.

Velhos conselhos. Flexibilidade ainda é a melhor forma de economizar. Se não dá para negociar as datas, vale repensar o destino e trocar um local que está em alta temporada por outro em baixa. Confira também se algum evento – como grandes conferências ou festivais – estão ocorrendo no destino escolhido.

Quase unânime entre os especialistas também é o fato de que viajar em dia de semana também é mais barato do que aos fins de semana, por motivos óbvios. Podendo chegar na quarta e voltar na terça, a garantia de preço mais baixo é quase certa.

Se não der para sair no meio da semana, ainda sim, vale ficar de olho: segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) voos que decolam das 10h às 16h são os mais baratos, em qualquer data.

Livre para escolher. Quem ainda não decidiu o destino nem a data das férias, pode fazer uma pesquisa geral, em sites como do Skyscanner, para descobrir quando e qual o local mais barato para se viajar em 2017.

Altere a companhia. Há diversas companhias low cost, principalmente na Europa. Vale sair um pouco do que você está acostumado e procurar por empresas como a RyanAir, Webjet, Germanwings e EastyJet.