Saúde

Confira as principais novidades para cuidar do rosto e corpo

Saiba quais os procedimentos que vão bombar este ano nos consultórios dermatológicos

Confira as principais novidades para cuidar do rosto e corpo

No ramo de beleza e estética o que não falta é novidade. A cada ano o avanço da tecnologia permite tratamentos mais rápidos, com melhores resultados e menos invasivos – o que é o sonho de consumo para cuidar da pele do rosto e do corpo. A dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Claudia Marçal selecionou o que de melhor está por vir entre os procedimentos dermatológicos. Confira.

Lipo química

Desoxicolato é um produto que tem uma ação lipolítica e vai ser usado para pequenas áreas como a região inframentioniana (área da papada). “São feitos micropontos que são mapeados com o material e, com a aplicação de microgotas nessa região, é gerado um processo de destruição e ruptura dos adipócitos e, com isso, é possível fazer uma ‘lipo química’, ou seja, um quadro onde existe uma destruição da parede da célula de gordura e a saída do glicerol, a gordura, que está dentro do adipócito”, explica. Essa é uma das novidades que vêm por aí e terá também outras indicações off-label, não apenas para a papada, mas também para regiões pequenas como culotes pequenos, flancos, região específica de abdômen e assim sucessivamente.

Sinergia de tecnologias

Outra novidade interessante que pode ser feita durante o ano todo e que otimiza os resultados é a sinergia de tecnologias, principalmente entre fillers, toxina botulínica e bioestimulação, segundo a médica. “Um exemplo disso é o tratamento para face, pescoço, colo e mãos com o uso do microagulhamento de ouro com radiofrequência, logo a seguir a aplicação conjunta do ácido poli-l-láctico em toda a região das bochechas, pescoço e colo, para redensificação da derme, para potencialização do resultado do microagulhamento. Faço isso a cada 30 dias para que melhore a produção de ácido hialurônico, fazendo microcortes nas fibras do colágeno, melhorando a densidade dérmica, reorganizando todo o colágeno, e com isso há um tratamento de rugas, linhas e melhora de contornos faciais”, diz a médica. O ácido poli-l-láctico tem a função mais profunda de volumizador. “Então em uma única sessão é possível conseguir uma harmonização extremamente interessante e muitas vezes dá para utilizar também conjuntamente pontos muito específicos de toxina botulínica nas regiões das rugas do colo, aquelas que a gente adquire ao dormir de lado ou pelo próprio processo de envelhecimento precoce do colo ou muitas vezes por ter uma pele muito fina e desidratada.”

Ultrassom + preenchimento nos glúteos

Outro procedimento que promete é o tratamento de glúteos com Ulthera, um ultrassom microfocado, para melhora de todo o SMAS (Sistema Aponeurótico muscular) em áreas onde há celulite com flacidez e logo depois a aplicação da hidroxiapatita de cálcio, um preenchedor usado em uma diluição de redensificação, de reorganização desse tecido. “É um procedimento muito interessante, é uma novidade, pois em uma sessão em que você realiza o Ulthera, um ultrassom microfocado, conjuntamente com a hidroxiapatita de cálcio, você consegue fazer essa melhora instantânea, que a partir do primeiro mês o paciente já vê e em três meses o resultado final é praticamente definitivo. As sessões são feitas anualmente e em alguns casos mais dramáticos e severos, é possível repetir depois de seis meses”, afirma a dermatologista.

Harmonização do contorno labial

A boca também é uma grande tendência nos consultórios. “Cada vez menos falando de volumização e sim de harmonização de contorno, das comissuras labiais (que é a inversão dos cantos da boca, puxando o sorriso para baixo, o que dá um ar de cansaço). Através do uso de ácidos hialurônicos não preenchedores acima da linha da mucosa, apenas para fazer uma super-hidratação da pele, e na linha entre o contorno do vermelhão e da pele, a aplicação do ácido hialurônico de leve peso molecular, pouco higroscópico, que apenas demarque muito bem onde começa a mucosa e onde começa a pele”, afirma. Quando há rugas na região da mucosa, é possível ainda fazer uso da tecnologia do resurFx conjuntamente, só que aplicado antes em toda a boca no vermelhão, na parte interna, por dentro da boca e nas linhas dos sulcos, porque melhora o colágeno tanto do ponto de vista externo quanto interno, segundo a médica. “Também é bastante interessante como uma tendência forte e com bons resultados.”

Drug delivery de toxina botulínica

Principalmente para pacientes que têm receio do uso da toxina botulínica do ponto de vista intradérmico, intramuscular, é recomendada a utilização como drug delivery. “Essa toxina botulínica é aplicada logo depois do uso do laser Erbium Glass 1565 e em uma solução diluída, diferentemente daquela injetável, mas aplicado topicamente sobre a pele, inclusive na região das pálpebras, do corrugador, da testa, com melhoria muito importante da aparência da pele, da textura, das rugas finas e inclusive em áreas em que a toxina botulínica não devia ser injetada por conta dos efeitos colaterais, como uma assimetria do globo ocular”, finaliza a médica.

Fonte: Claudia Marçal é médica dermatologista, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), da AAD (American Academy Of Dermatology) e da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica).