Economia

Confiança na construção civil recua depois de seis altas, diz FGV

A queda em janeiro foi de 1,4 ponto e atingiu 92,5 pontos

Indústrias, fábricas,Obras de construção, edifício sede do SENAI,construção civil
Indústrias, fábricas,Obras de construção, edifício sede do SENAI,construção civil

O ICST (Índice de Confiança da Construção), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas), teve queda de 1,4 ponto em janeiro e atingiu 92,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Essa foi a primeira queda do indicador depois de seis altas consecutivas.

Em janeiro, houve piora na confiança em relação tanto ao presente quanto ao futuro. O Índice da Situação Atual, que mede a satisfação do empresariado da construção em relação ao presente, recuou 1,9 ponto e atingiu 90,5 pontos.

O Índice de Expectativas, que mede a confiança do empresário da construção em relação aos próximos meses, teve queda de 0,9 ponto e chegou a 94,6 pontos.

“O ano se inicia com um arrefecimento no ânimo dos empresários da construção. O resultado ocorre no momento em que vem ganhando destaque a elevação dos preços dos insumos setoriais entre os fatores assinalados como limitantes aos negócios. Desde setembro, o custo dos materiais vem crescendo como fator limitativo, associado ao expressivo aumento dos preços observados a partir desse período. Essa questão deve se manter entre as principais dificuldades do setor nos próximos meses”, disse a pesquisadora da FGV Ana Maria Castelo.

O Nuci (Nível de Utilização da Capacidade) do setor subiu 1,1 ponto percentual e chegou a 74%.

 

Custo da construção sobe 0,93% em janeiro

O INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção–M), medido pela Fundação Getulio Vargas, registrou inflação de 0,93% em janeiro deste ano. A taxa é maior que a de  dezembro: 0,88%.

Com o resultado de janeiro, o INCC-M acumula inflação de 9,39% em 12 meses.

A alta de dezembro para janeiro foi puxada pelos aumentos da inflação da mão de obra, que subiu 0,61% em janeiro ante 0,06% em dezembro, e dos serviços, que passou de 0,38% em dezembro para 0,48% em janeiro.

Os materiais e equipamentos tiveram queda na de inflação de dezembro (2,08%) para janeiro (1,43%).

 

Fonte: Agência Brasil