Cotidiano

Confiança do setor de seguros avança 5,7% em setembro

RIO – O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), principal termômetro do setor, avançou 5,7% em setembro e acumula alta de 71,5% no acumulado do ano, indicando otimismo com a economia. O indicador, elaborado pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), marcou 115 pontos em setembro, melhor resultado desde 2014. Em janeiro de 2016, apontava 66 pontos.

Conforme o estudo, os três segmentos do mercado ? seguradoras, corretoras e resseguradoras ? registraram alta dos seus índices de confiança: 94%, 88% e 76%, respectivamente.

Expectativas positivas de um cenário mais favorável nos próximos seis meses para o faturamento das companhias estão nas planilhas de 86% das corretoras; 98% das seguradoras e 92% das resseguradoras. Na análise da rentabilidade, o otimismo segue em alta: 76% das corretoras; 84% das seguradoras e 77% das resseguradoras confiam na manutenção ou melhora dos índices atuais.

Os resultados do ICSS são calculados a partir de pesquisa realizada pela Fenacor com cem grandes empresas do setor, que indicam percentuais de 0 a 200 para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento. A pesquisa verifica ainda a expectativa das empresas em relação ao crescimento da economia pelos próximos seis meses.

Para Armando Vergilio, presidente da Fenacor, o índice evidencia a percepção positiva com o cenário político e a evolução da economia brasileira.

? O principal desafio é recuperar o terreno perdido. O primeiro semestre foi duro para a economia brasileira e o setor de seguros também foi afetado ? comentou. ? Mas a expectativa de retomada do crescimento é muito forte. Os empresários dão sinais de um reaquecimento neste segundo semestre, o que vai influenciar o desempenho dos corretores de seguros e seus negócios.