Cotidiano

Confiança do consumidor sobe pelo 3º mês em julho, diz FGV

259324144_1-4.jpg

SÃO PAULO – As expectativas melhoraram com força em julho e a confiança do consumidor do Brasil avançou pelo terceiro mês seguido, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas.

consumidor 2507

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 5,4 pontos em julho na comparação com o mês anterior ? maior ganho registrado no ano ? e alcançou 76,7 pontos.

O destaque foi a alta de 8,2 pontos do Índice de Expectativas (IE), atingindo 85,3 pontos, melhor nível desde dezembro de 2014 (87,2).

Já o Índice da Situação Atual (ISA) avançou 1,0 ponto, a 65,7 pontos, maior patamar desde março do ano passado.

?A rápida melhora das expectativas após a entrada do governo interino (…) parece superar a velocidade de recuperação cíclica da economia no curto prazo, ainda mais considerando-se os riscos ainda existentes no ambiente político, como a segunda fase do impeachment, as eleições e a votação das medidas de ajuste fiscal?, destacou a coordenadora da sondagem o consumidor da FGV, Viviane Seda Bittencourt, em nota.

Os indicadores de confiança vem sendo acompanhados com atenção à medida que sua melhora aponta, segundo especialistas, estabilização da atividade econômica. A retomada da confiança é tida pelo governo como determinante para a recuperação do crescimento.