Cotidiano

Conferência internacional sobre a Síria termina sem avanços

Switzerland Kerry SyriaLAUSANNE, Suíça ? As conversas sobre a Síria na cidade suíça de Lausanne encerraram-se neste sábado sem nenhum comunicado oficial conjunto dos nove países envolvidos. O secretário de Estado americano, John Kerry, buscava obter um novo caminho para a paz depois de não conseguir um cessar-fogo em conversas diretas com a Rússia e em meio a crescentes críticas internacionais a russos e sírios pelos bombardeios na cidade de Aleppo, tomado por rebeldes.

Kerry recebeu o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e sete outros chanceleres da região: de Irã, Iraque, Arábia Saudita, Turquia, Catar, Jordânia e Egito. O encontro ocorreu semanas depois do fracasso do plano de cessar-fogo entre EUA e Rússia, tidas por muitos como a última chance de paz neste ano. Foi o primeiro encontro entre Kerry e Lavrov desde o colapso das negociações de paz, em setembro.

Lavrov, que disse anteriormente não ter ?expectativas especiais? para o encontro deste sábado, afirmou a agências de notícias russas que os países concordaram em manter contato em um futuro próximo para acabar com a crise síria. Ele contou que houve ?ideias interessantes?, sem dar detalhes.

A Europa não estava representada no encontro, ocorrido em um luxuoso hotel no Lago Genebra. Mas o Ministério das Relações Exteriores da França disse que chanceleres devem se reunir em Londres no domingo para discutir a questão síria.

Desde o fracasso da cooperação EUA-Rússia, as autoridades americanas trabalham em várias frentes e, embora não se espere grandes avanços, o formato regional pode ser a base para um novo processo, afirmou a autoridade dos EUA.

Mas um ex-enviado do Ocidente à Síria disse à Reuters: ?Eu não entendo por que os americanos estão pedindo mais conversas com os russos. Eles não fizeram concessão alguma. Os americanos acreditam que Moscou ficou abalada pelo fracasso das negociações na semana passada e mudará de comportamento agora??.

Um diplomata ocidental em Lausanne afirmou que o encontro pareceu ter sido mal preparado e vago em seus objetivos. A lista de convidados só foi revelada no último instante.

?Se é para chegar a um acordo sobre Aleppo, os países precisam se comprometer: a Rússia a parar de bombardear e o Irã a retirar sua milícia que apoia Damasco?, disse o diplomata à Reuters. ?Para o formato ser crível, Kerry tem que sair das conversas e dizer algo sobre Aleppo. Um cessar-fogo seria crível.?