Cotidiano

Conferência em Foz: Melhora econômica reforça a importância das reformas

O início da recuperação da economia brasileira, indicada pela alta de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre deste ano, após oito quedas consecutivas, e pelo pequeno aumento na arrecadação das administrações públicas, fortalece a necessidade de o Brasil dar continuidade às reformas da trabalhista, previdenciária, política e tributária.

Essa é a conclusão tirada nos dois primeiros dias da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos, maior encontro político da América Latina e que termina hoje, em Foz do Iguaçu, com a participação de governadores, ministros, deputados e outros políticos do País todo.

“As reformas são inadiáveis. São o caminho para o Brasil retomar o desenvolvimento, o crescimento e a geração de emprego e renda”, afirmou Beto Richa, encarregado do discurso de abertura. “É preciso consciência do que é importante para o Brasil e ter a coragem de fazer mudanças”, ressaltou o governador do Paraná, manifestando sua crença de que “a mãe de todas as reformas seja a política”.

Uma das principais estrelas do encontro, Geraldo Alckmin afirmou que a reforma trabalhista, já aprovada pela Câmara dos Deputados, vai aumentar a geração de empregos e diminuir a informalidade. Ele também defendeu mudanças na arrecadação e distribuição de recursos, hoje concentrada na União, e competências dos entes públicos. “O governo mais próximo é o mais controlado pela população, mais perto das prioridades do povo”, lembrou o governador de São Paulo.

 

PAINEL

Richa e Alckmin participaram de um painel que discutiu a crise econômica brasileira e reuniu, também, os governadores Marconi Perillo (Goiás) e Wellington Dias (Piauí), o ministro Ricardo Barros (Saúde) e os presidentes da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais), Adjuto Afonso, do Colegiado dos Legislativos do Brasil, Afonso Viti, e da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano.