Cotidiano

Conferência do clima é inaugurada no Marrocos com desafio de colocar em prática acordo do clima

2016 950099906-201611071007087036_AP.jpg_20161107.jpg

RIO – A 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-22) foi inaugurada nesta segunda-feira, em Marrakech, no Marrocos, com a missão de concretizar os compromissos assumidos no ano passado pela comunidade internacional em Paris em sua luta contra o aquecimento planetário.

O Acordo de Paris foi assinado por 192 países e foi ratificado por cem nações, informou, ao iniciar o encontro, a presidente da COP21, Segolene Royal.

? Sim, todos juntos tornamos possível o que se acreditava impossível ? declarou.

Muitos dos 15.000 participantes da COP-22, que reúne políticos, cientistas, ONGs e empresas, também terão os olhares voltados para os Estados Unidos, onde na terça-feira serão realizadas as eleições presidenciais.

A segunda semana da conferência, que termina no dia 18 de novembro, também contará com a presença de 60 chefes de Estado e de governo.

? Esperamos ter uma relação muito construtiva e positiva com o próximo presidente dos Estados Unidos ? disse à imprensa Patricia Espinosa, a responsável pelos assuntos ligados ao clima na ONU.

O candidato republicano, Donald Trump, que enfrenta a democrata Hillary Clinton, já disse que se oporá ao acordo, que abarca 70% das emissões mundias, se for eleito. Os Estados Unidos, o segundo emissor mundial de gases de efeito estufa, que provocam o aumento da temperatura, “são um de nossos sócios mais importantes, razão pela qual sua participação no acordo é crucial”, acrescentou Espinosa.

O texto é agora “o mapa do caminho do combate contra as mudanças climáticas”, segundo definição de Manuel Pulgar-Vidal, o ministro peruano que presidiu a COP20 e que atualmente é o responsável da WWF.

Na COP22 de Marrakesh, os negociadores precisarão entrar em consenso sobre uma série de processos que tornem possível colocar em prática o acordo de Paris.