Cotidiano

Morte precoce de medalhista choca comunidade desportista

Entidades ligadas à modalidade, Federação Paranaense e Município também se manifestaram

Morte precoce de medalhista choca comunidade desportista

Várias entidades ligadas à modalidade lamentaram a morte da ex-ginasta e técnica toledana Ana Paula Scheffer. 31 anos.

A CBG (Confederação Brasileira de GR) emitiu uma nota. “Ana Paula Scheffer é uma das atletas que construíram a nossa Ginástica Rítmica, e que a transformaram em motivo de grande orgulho para todos os brasileiros. Além de inspirar, tinha um importante trabalho de formação de novas atletas no Paraná. Parte cedo demais, mas não será esquecida. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, declarou a presidente da CBG, Maria Luciene Cacho Resende.

A Federação Paranaense de Ginástica também se manifestou. “Ela deu continuidade à carreira na GR como treinadora; suas atletas obtiveram títulos nacionais e sul-americanos”, diz Márcia Aversani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica.

A equipe de GR de Cascavel, onde Ana atuava, falou sobre o legado deixado por Scheffer. “Foram anos de dedicação a frente da GR Cascavel, uma história construída com esforço, dedicação, empenho e muito amor. Estamos com o coração em pedaço sem acreditar nessa repentina perda, mais felizes por ter tido a oportunidade de conviver e aprender tanto com ela, Scheffer como era carinhosamente chamada deixou um legado de luta e amor pela GR, foi uma brilhante ginasta e ainda se tornou uma técnica excepcional”, diz o texto.

O Município de Cascavel divulgou uma nota de pesar: “A atleta renomada que virou referência internacional estava atuando como treinadora no Centro de Iniciação ao Esporte Alice Martelli, mais uma vez, passando seu legado a mais de 200 crianças que antes da pandemia puderam aprender mais sobre o esporte, disciplina, ética e respeito ao próximo com seus ensinamentos. Nos últimos tempos, ela estava à frente da equipe de rendimento da instituição. O Município de Cascavel agradece Ana Paula por ser fonte de inspiração, coragem e força e presta solidariedade a todos os familiares, amigos e alunos que foram tocados pela garra dessa atleta que deixará saudades e um legado para as próximas gerações”.

A Secretaria de Esporte e Lazer e toda a administração municipal de Toledo encaminharam a nota: lamentamos profundamente o falecimento da ginasta Ana Paula “Foi uma vida breve, mas intensamente dedicada à ginástica rítmica (GR), tornando-se uma referência e fonte de inspiração para milhares de crianças e adultos que amam e praticam a modalidade”.

A história de Ana Paula com a GR começou quando ela ainda era criança e, desde então, representou o município em várias competições. De 2005 a 2015 fez parte da seleção brasileira da modalidade, participando de quatro campeonatos mundiais. Nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, conquistou, no aparelho arco, uma medalha de bronze inédita para o nosso país em certames individuais.

Após encerrar a carreira como atleta, colocou sua experiência e formação à disposição da equipe de GR de Cascavel, atuando como técnica de ginastas que chegaram recentemente ao pódio de competições brasileiras e sul-americanas. Em 2011, a atleta foi homenageada pela Câmara de Toledo com a Medalha Willy Barth ao lado das também ginastas Nicole Müller, Angélica Kvieczynski e Gabriela Maria Andrioli por sua dedicação e conquistas no esporte brasileiro e mundial para Toledo.

A consternação e o pesar diante partida tão inesperada é inevitável, mas todos que conheceram Ana Paula são profundamente gratos pela oportunidade de terem convivido com alguém tão especial, uma menina tão cheia alegria, simpatia, talento e amor por tudo que fazia.

Aos amigos e familiares, nossos votos de solidariedade. Descanse em paz, Ana Paula!

Ana Paula morreu nesta sexta-feira (16), de infarto. Ela morava com os pais em Toledo e foi encontrada pela mãe, já sem vida, no quarto. O corpo foi levado ao IML de Toledo para confirmar a causa da morte e liberado.  O velório está sendo realizado neste sábado (17), para dar tempo para que um irmão, que mora no Canadá, possa estar presente.

Uma das atletas de ginástica rítmica mais notáveis e vencedoras de sua geração, Ana Paula conquistou muitos títulos representando o Paraná, além da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, no aparelho arco.

Scheffer participou do Pan da modalidade, em 2005; dos Jogos Sul-Americanos de 2006, em Buenos Aires, e de 2010, em Medellin, além do Mundial de GR de 2009, no Japão.