Esportes

Conexão Esporte: valeu, moçada!

Conexão Esporte: valeu, moçada!

Mais de 5.000 pessoas optaram por votar nos candidatos com ligação direta ao esporte, muitos deles ex-atletas ou dirigentes, que colocaram seus nomes na dura eleição a uma vaga na Câmara Municipal de Cascavel.

Independente do resultado, todos estão de parabéns por terem encarado a missão. Em média, cada um teve cerca de 480 votos, o que é voto pra caramba. Exceção do Josias de Souza, que fez mais e conseguiu se eleger e voltar ao mundo do Legislativo. Acredito que ainda dá para considerá-lo um cara do esporte, afinal, bate uma bola e auxilia algumas equipes da base.

A questão que fica, agora, é qual a lição aprendida entre tantas que o esporte já nos ensinou?

Faltou espírito de equipe em eleger um capitão e todos jogarem por ele? Foi um jogo contra time grande e não havia chance?

Hora de se juntar, bater um papo e definir a nova estratégia de jogo para seguir adiante.

Pra variar, ficaremos na torcida para que os que entraram, incluindo os reeleitos, enxerguem o esporte como ferramenta de investimento social, de resultado positivo para a educação, para a saúde e para a formação do cidadão.

Não é só dar camisa pra time de futebol. É fazer projetos sociais de diversas modalidades. Ocupar os espaços públicos com monitores que saibam ensinar a molecada. E, só depois, pensar em competição, um outro papel importante do esporte que ensina a seguir na luta, mesmo após as derrotas.

 

Por lá…

E não foi só aqui que o pessoal do esporte não se deu bem nas urnas. Basta passear pelos sites nacionais para ver que muita gente rodou – Roberto Dinamite, Marcelinho, Diego Hypólito, Mauren Maggi e vários ex-jogadores acabaram, em sua maioria, ficando como suplentes. Alguns até se aventuraram na candidatura a prefeitos, mas não passaram.

 

Explode

Apesar de não se tratar de reações mais fortes, está assustando o número de casos de covid-19 entre integrantes de times de futebol, especialmente na Série A. Somente esta semana já são nove casos no Palmeiras. O Santos continua sendo o time mais afetado. É bom ficar atento e seguir os cuidados indicados, porque a coisa ainda não passou. Cuide-se!

 

Adiou

E o aumento nos casos de covid-19 fez adiar os amistosos que seriam realizados entre Brasil e Argentina no futebol feminino. O pedido partiu dos argentinos, que têm a maioria das convocadas atuando no velho continente. Conforme comunicado da CBF, os jogos só serão realizados em 2021, desde que se tenha um melhor condição do contexto sanitário.

 

Fora

Renato Gaúcho não quer saber de esperar o retorno de jogadores que estão servindo as seleções para atuar a partir de quarta-feira, contra o Cuiabá, pela Copa do Brasil. Com isso, Orejuela, Kannemann e Pinares não estão relacionados. O Grêmio venceu a primeira partida e joga com a vantagem do empate para avançar à semifinal.