Esportes

Conexão Esporte: Registro, Amador, Liga Futsal

Conexão Esporte: Registro, Amador, Liga Futsal

Solidariedade da bola

Enquanto se aguarda o retorno das atividades esportivas, o coração tem falado mais alto e os integrantes do mundo do esporte têm dado um belo exemplo de solidariedade. São muitas as ações, seja em prol de companheiros de profissão em dificuldades, seja em prol de instituições ou, até mesmo, em prol do time do coração.

É o exemplo que vem lá de Paranaguá, com a torcida do adversário do FC Cascavel nos playoffs do Paranaense de Futebol. O time tem dificuldades financeiras, não terá renda no jogo lá, e os torcedores decidiram fazer o sorteio de diversos itens, vender bolos, brigadeiros etc para arrecadar recursos para os cofres do clube.

Até me fez lembrar uma série que vi na Netflix, com torcedores do Sunderland, da Inglaterra, que mostra bem o que é a paixão por uma equipe.

Por aqui, até os árbitros entraram nessa. E olha que os homens do apito estão sorteando kits com camisas de clubes que despertam o brilho nos olhos de quem curte os uniformes. Sem contar que vai ajudar várias entidades.

O futsal também deu exemplo neste período de pandemia, com doação de sangue, coleta de alimentos, e ações solidárias para pessoas que estão com problemas de saúde e precisam de recursos para a realização de cirurgias.

Enfim, o esporte une.

 

Registro

Dificilmente o Rio Branco conseguirá regularizar mais algum jogador para os confrontos com o FC Cascavel. Com 15 jogadores em condições, o técnico Amauri Knevitz pega um rabo de foguete para tentar fazer um milagre. Três dias de treino, torcendo para ninguém testar positivo para covid-19 e assim poder ter 11 jogadores para colocar em campo. Mesmo assim, na Estradinha, o time pode ser uma barreira difícil de ser furada.

Amador

Em Cascavel, o decreto municipal divulgado ontem já está fazendo com que a galera do futebol amador se mobilize para a retomada dos campeonatos. Os integrantes da Liga Oeste já trabalham na realização de um campeonato que vai indicar um representante para disputar a Taça Brasil de Futebol Sete. O decreto liberou escolinhas e quadras de sintético para o retorno das atividades, com os cuidados sanitários necessários.

Futsal

Segue o compasso de espera das equipes e dos atletas do futsal paranaense. A cada dia o movimento vai mostrando para as autoridades que já são mais de quatro meses sem atividades, o que está afetando muitas famílias. Na próxima semana, a Federação Paranaense de Futsal tem reunião com os times da Série Ouro para definir a nova fórmula do campeonato previsto para começar em agosto.

Liga Futsal

Será on-line a definição sobre a realização da competição nacional em 2020. Sábado, às 10h, os dirigentes se reúnem para uma discussão sobre a situação atual e a possibilidade de fazer jogos entre equipes de estados diferentes. Entre os times paranaenses, a escolha é pela realização mesmo que com grupos regionalizados. O fechamento de Santa Catarina, anunciado na segunda-feira, foi um gol contra a vontade dos dirigentes.

Paranaense

Por muito pouco o reinício do Campeonato Paranaense não foi confirmado ontem, após a liberação da quarentena pelo governo do Estado. Duas coisas impediram. A primeira, que Paranaguá não está liberada do lockdown. A segunda, é que alguns dirigentes de clubes marcaram reunião para amanhã com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o que afetou a possibilidade de oficialização.