Opinião

Conexão Esporte: O favoritismo invertido, Novo técnico, Copa do Nordeste

Conexão Esporte: O favoritismo invertido, Novo técnico, Copa do Nordeste

O favoritismo invertido

Camisa pesa?

História decide jogo?

O que você me fala sobre isso?

Estamos vendo uma situação diferente nos campeonatos estaduais, onde as camisas pesadas e os considerados grandes já não são tão favoritos assim.

É bem verdade que ainda é pouco perto do tanto de vitórias dos grandes. Mas é bom visualizar a situação de Sport, Cruzeiro e Corinthians em seus estaduais.

Sport flertando com o rebaixamento no Pernambucano. Cruzeiro entrou em campo ontem à noite muito ameaçado de não avançar. E o Corinthians quase não passou e ainda entra como azarão na partida desta noite para decidir passagem para a semifinal.

Por toda a campanha realizada, considero o Red Bull Bragantino o favorito no confronto. E proponho um exercício mental para você fazer aí enquanto lê:

Pegue a escalação do Red Bull, verifique as estatísticas do time e imagine todos vestidos com a camisa do Corinthians. Certamente, você irá falar que seria barbada o confronto.

É aí que podem aparecer os fatores que o futebol sempre nos proporciona, e que fogem das análises táticas, estatísticas, salarial, ou qualquer outra que seja.

É o fator camisa. O fator zebra. O fator bola na rede.

O fato é que alguns dos considerados grandes precisam se reorganizar, fora e dentro de campo, porque os reflexos acabam sendo inevitáveis.

Enquanto isso, os considerados menores estão se estruturando, buscando parcerias fortes e conquistando resultados expressivos.

É bom ficar de olhos abertos. Afinal, as zebras estão cada vez mais escassas, porque só nome e camisa não estão resolvendo.

Social

Muito legal a ação social que Athletico, Coritiba e Paraná Clube estão realizando em conjunto para que seus torcedores colaborem com os mais necessitados neste período de pandemia. No próximo sábado, será realizado um drive-thru em cada um dos estádios para arrecadar alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza. Basta o torcedor passar no estádio e entregar. É o Futebol Solidário.

Novo técnico

Se Pep Guardiola é muita areia para o nosso caminhãozinho, vamos buscar quem está perto dele. Essa deve ser a máxima adotada pela diretoria do Flamengo para buscar Domènec Torrent, ex-jogador catalão e que durante 11 anos esteve ao lado de Guardiola. Ele deve ser oficializado, em breve, como o novo técnico do time rubro-negro para a temporada 2021, em substituição a Jorge Jesus.

Silêncio

Por falar em técnico, Thiago Nunes quebrou o silêncio durante coletiva do Corinthians na manhã de ontem. O técnico estava havia 140 dias sem conceder entrevistas, e alegou não ter clima para falar de futebol em meio à pandemia. Hoje ele estará à beira do gramado para tentar colocar o time na semifinal do Paulistão.

Copa do Nordeste

O atual campeão da Lampions Cup foi eliminado pelo seu arquirrival nas semifinais. O Fortaleza caiu para o Ceará, na noite de terça, por 1 a 0. Por conta da pandemia, todos os jogos estão acontecendo em Salvador, com os times mantidos fechados em hotéis. Após a derrota, o técnico Rogério Ceni disse que é preciso contratar para tentar chegar bem no Brasileirão.

Base

A base vem forte? Não sei. Mas, pelo menos, já tem o novo calendário a partir do mês de setembro. A primeira competição a retornar será o Campeonato Brasileiro Sub-20, no dia 23 de setembro. Em outubro retornam também a Copa do Brasil Sub-20, o Campeonato Brasileiro Sub-17 e o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, nos dias 7, 11 e 18, respectivamente. As Supercopas do Brasil Sub-20 e Sub-17 serão disputadas em jogo único e no mesmo dia, com a data-base de 11 de fevereiro de 2021.