Opinião

Conexão Esporte: Mais do mesmo

Já passou da hora de os dirigentes de times adotarem padrões administrativos efetivos na condução das coisas

Conexão Esporte: Mais do mesmo

Já passou da hora de os dirigentes de times adotarem padrões administrativos efetivos na condução das coisas. Mais que isso. Precisam, de verdade, começar a responder civilmente pelos seus atos à frente das instituições.

O que estamos vendo no aspecto financeiro dos times da maior parte das divisões do futebol brasileiro é um assombro. Mais um dos péssimos exemplos que a modalidade dá. E adotando o que se usa na internet #nãoéSóFutebol.

A saída de Felipão do combalido Cruzeiro tem muito a ver com isso. Um mundo ilusório, com promessas salariais e de prêmios que, invariavelmente, não se concretizam. Arrombam os cofres e fazem proliferar ações na justiça do trabalho. Não raro, com sentenças favoráveis a técnicos, jogadores e seus agentes, que faturam milhões pelos contratos mal feitos e não honrados.

 

Solução??

A meu ver, a primeira seria instituir um teto salarial do futebol brasileiro. E não importa se o cara é um bam-bam-bam. Vai receber até o teto.

Segundo passo, modernizar a legislação de um modo geral em relação aos contratos de trabalho, direito de imagem e, se for o caso, a questão do “bicho”.

Os cofres dos times estão vazios, estão mendigando as cotas de TV para pagar as dívidas, e cada vez mais estão amarrados.

 

Dívida

Seguindo na linha do texto acima, Robinho, que pouco acrescentou ao elenco do Atlético Mineiro, acaba de faturar quase R$ 5 milhões em uma ação trabalhista que terminou em acordo. O Galo pagará Robinho em suaves 35 prestações de mais de R$ 100 mil. O contrato do jogador com o clube foi de fevereiro de 2016 até dezembro de 2017.

 

Terminou

Depois de 11 jogos, o Internacional voltou a vencer o Grêmio e quebrou o jejum dos últimos dois anos. Agora, o Colorado emplacou uma sequência de oito vitórias consecutivas no atual Brasileirão, campanha só igualada ao badalado Flamengo de Jorge Jesus. Será um sinal de que o título está voltando para Porto Alegre??

 

Sapecada

Não dá pra cobrar Palmeiras e Santos pelos jogos do fim de semana que acabaram em derrota para Ceará e Goiás, respectivamente. Além de terem sido jogos disputados e com placares apertados, os dois times estão com os olhos voltados para o Maracanã, no próximo domingo, para a final da Libertadores. Hoje, menos de 50 horas depois das derrotas, os dois estarão em campo novamente, com vários jogadores não considerados titulares.

 

Sub-20

Em uma decisão por pênaltis, o Atlético Mineiro ficou com o título do Brasileiro Sub-20 ao vencer o Athletico. A partida foi realizada em Curitiba. Os mineiros haviam vencido a primeira partida e os paranaenses venceram o segundo jogo. Nos pênaltis, o Galo levou a melhor por 5 a 4 e garantiu a conquista.

 

Vaga

Está acirrado o bastidor dos times do futsal paranaense que querem participar da Liga Futsal. Na última semana, circulou uma nota atribuída à LNF explicando o sistema de franquias, convites e limitação de times por estado, que pode fazer com que algum time paranaense fique fora. As conversas apontam que Pato Branco, Foz e Umuarama disputam duas vagas, já que existe uma limitação de seis equipes por Estado.