Opinião

Conexão Esporte: jogo dos dirigentes, Paranaense de Futsal e Estadual de futebol

O novo jogo dos dirigentes

Meu amigo narrador J. Mateus escreveu o livro intitulado “Onze contra Onze”, que conta algumas histórias do futebol. O nome do livre também é dito popular – Futebol é 11 contra 11. Porém, parece que os dirigentes dos principais clubes do País estão entendendo que se faz futebol apenas com 11.

A medida provisória que trata de muitos assuntos, entre eles o direito de transmissão, deixa praticamente tudo para o clube mandante e o repasse dos valores de direito de imagem apenas para os jogadores do time da casa, como se não houvesse adversário para o show acontecer.

Abraçados com o presidente da República, Jair Bolsonaro, eles acreditam que esse é o caminho para o sucesso financeiro com as transmissões na TV ou plataformas streaming. O jogo dos dirigentes, agora, é tentar fazer com que o Congresso Nacional, em plena pandemia, analise e aprove a MP.

No Rio de Janeiro, onde já tem bola rolando, o Flamengo fez ontem uma transmissão exclusiva. Mas o time – se a regra permanecer – poderá ter 19 jogos transmitidos pela TV com a qual briga caso ela fecha com outros times adversários do rubro-negro.

Sem mudança

A Federação Paranaense de Futsal não vai alterar o calendário em virtude do decreto estadual do governador Ratinho Junior, anunciado na terça-feira, e que determina quarentena rigorosa em 134 cidades paranaenses. Assim, fica mantida a reunião virtual com os dirigentes de equipes para o dia 15 de julho para uma tomada de posição. Também está mantida a data de 22 de agosto para a bola rolar, se não houver alteração que inviabilize o campeonato.

Sem restrição

Dos oito times classificados para a segunda fase do Estadual de futebol, apenas Rio Branco e Operário estão em áreas não afetadas pelo decreto do governo do Paraná. Ontem, apenas o Cianorte anunciou a suspensão dos treinos, enquanto o Londrina segue sem retomar os trabalhos desde a paralisação do campeonato.

Série C

No fim da tarde de terça-feira, o STJD decidiu absolver o Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas da acusação de burlar o fair-play financeiro pelo não pagamento de alguns jogadores nos meses de outubro e novembro do ano passado, durante a disputa da Série B. A decisão acaba com a esperança do Londrina de evitar a queda para a Série C do Brasileiro.

Eliminatórias

O fechamento de fronteiras em todo o mundo e a inviabilidade de unir os jogadores pode fazer com que as eliminatórias para a Copa do Mundo não sejam realizadas a partir de setembro, como pretendem a Fifa e a Conmebol. A Seleção Brasileira está sem jogar desde novembro do ano passado. Enquanto isso, a comissão técnica faz duas reuniões semanais para ver avaliar jogadores em atividade na Europa.